VOLTAR

Exposição sobre 30 anos de lutas dos povos indígenas encerra este mês

Jornal de Brasília - http://www.jornaldebrasilia.com.br
02 de Dez de 2013

A Exposição Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 - Retrospectiva em Imagens da Luta dos Povos Indígenas no Brasil por seus Direitos Coletivos ficará até o próximo dia 19, na Praça Externa do Museu da República, em Brasília (DF). Em 2014, a exposição estará em São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Oslo (Noruega), mas as datas ainda estão sendo definidas.

A mostra comemora os 30 anos do Apoio Norueguês aos Povos Indígenas no Brasil e os 25 anos da Constituição. O projeto é uma realização da Embaixada da Noruega no Brasil e do Instituto Socioambiental (ISA). Na abertura, dia 19 de novembro, estavam presentes líderes indígenas protagonistas de vários dos momentos retratados nas fotos, entre eles Raoni Kayapó, Davi Yanomami, Marcos Terena e Álvaro Tukano. Houve, ainda, show da cantora Elle Márjá Eira, do povo indígena Sami, do norte da Noruega.

A exposição é composta por 44 fotos, apresentadas em ordem cronológica, clicadas por 33 fotógrafos, com mapas e textos de apoio, em português e inglês. A mostra é composta por 18 totens de 2,39 x 2 m, com imagens de ambos os lados. A iluminação noturna das peças será feita por coletores solares, no topo dos totens.

A maior parte das fotos foi publicada originalmente na imprensa ou nos volumes da série Povos Indígenas no Brasil, elaborada, inicialmente, pelo Centro Ecumênico de Documentação e Informação (Cedi) e, a partir de 1994, pelo ISA, com apoio do governo norueguês.

Serviço

Exposição Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 - Retrospectiva em Imagens da Luta dos Povos Indígenas no Brasil por seus Direitos Coletivos

Para acessar catálogo, folder e outros materiais da exposição: http://isa.to/expo-pib

Visita prévia à exposição com lideranças indígenas: 19/11, 16h

Abertura oficial: 19/11/2013, às 19h30, com coquetel e show musical

Visitação: de 20/11 a 19/12, terça a domingo, das 9h às 18h30, entrada franca

Local: Praça Externa do Museu Nacional, Conjunto Cultural da República

http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticias_cultura.php?exposicao-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.