VOLTAR

Exposição resgata patrimônio linguístico indígena da América Latina

Rede Brasil Atual - http://www.redebrasilatual.com.br
15 de Fev de 2015

A América Latina concentra 10% das línguas faladas no mundo. Ao todo, são quase 600 idiomas, cerca de 160 deles só no Brasil. Parece muito, mas calcula-se que mais de 85% das línguas indígenas que existiam em 1500 já foram extintas. No Chile, por exemplo, o idioma yámana da Terra do Fogo tem apenas uma falante: Cristina Calderón, nascida na década de 1930 em Puerto Willians.

O registro de sua fala, feito pelo artista Rainer Krause, é uma das obras que fazem parte da exposição O Papagaio de Humboldt, em cartaz até 29 de março no espaço Oi Futuro Flamengo, no Rio de Janeiro. A mostra, idealizada pelo Instituto Goethe com curadoria do alemão Alfons Hugh, reúne 15 artistas com obras que resgatam idiomas indígenas em risco de extinção.

A exposição se inspira no mito do papagaio que o explorador e naturalista alemão Alexander von Humboldt adquiriu na tribo caribe, na selva venezuelana do Orinoco pelos idos de 1800. A ave não falava o idioma da tribo que o vendeu, mas a de outra que já não existia. A história estimulou o curador a procurar artistas que se identificavam com o tema para reunir uma amostra da diversidade linguística presente em várias regiões da América Latina e Central.

A seleção das línguas, feita pelos próprios artistas, levou em conta não apenas a importância histórica e cultural das etnias para os países, mas também seu grau de ameaça de extinção e seu "apelo estético". Fazem parte da exposição línguas de tribos do Brasil, Uruguai, da Argentina, Bolívia, Venezuela, Colômbia, do Chile, Peru, Paraguai, Equador, Panamá, da Guatemala, Costa Rica e de Nicarágua.

Propositalmente, a sala da exposição não tem muitos apelos visuais. Isso faz com que o visitante preste mais atenção aos sons que emanam do ambiente. Ao entrar, ele ouve uma espécie de murmúrio composto por várias vozes. Ao se aproximar dos auto-falantes, é possível distinguir cada uma das línguas. Há alguns painéis que apresentam textos com o conteúdo das falas e o desenvolvimento histórico de cada idioma.

A intenção da mostra é chamar a atenção para a riqueza que o continente possui no que diz respeito à diversidade cultural e linguística, um patrimônio que é preciso preservar.

O Papagaio de Humboldt
Quando: até 29 de março
De terça a domingo, das 11h às 20h
Onde: Oi Futuro Flamengo, níveis 2, 4, 5 e vitrais
Rua 2 de Dezembro, 63, Flamento, Rio de Janeiro (RJ)
Quanto: grátis
Classificação: livre
Mais informações: www.oifuturo.org.br

http://www.redebrasilatual.com.br/entretenimento/2015/02/exposicao-resg…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.