VOLTAR

Exposição "Kuarup" tem inauguração hoje na Casa de Cultura

Folha do Sul- http://www.jornalfolhadosul.com.br
03 de Abr de 2014

Hoje, a partir das 19h, na Casa de Cultura Pedro Wayne, ocorre a abertura da instalação "Kuarup" do músico e artista plástico porto alegrense José Carlos Martins. A exposição é a primeira dele, em Bagé. Martins ressalta a importância de uma exposição que utiliza um espaço público, sem o viés comercial, o que possibilita para ele as condições de apresentar um trabalho mais conceitual. Conforme o artista plástico, "Kuarup" tem como mote a reflexão da cultura genuína brasileira influenciada pela festa maior no calendário indígena nacional, que se trata da celebração aos mortos nas aldeias xinguanas.

Dessa forma, a instalação de José Carlos Martins traz um trabalho que tem o aproveitamento de materiais como: plástico moído, carvão vegetal, areia de lagoa, tecidos, entre outros elementos e, que a partir da reciclagem, fundamentam um diálogo das etapas dos ritos de vida e da morte que envolvem o ser humano, celebrados pelas tribos indígenas.

A instalação conta com dez telas com medidas de 1.5m x1.0m e sete esculturas com dimensões variadas. Martins enxerga nos ritos do Kuarup uma proposta de defesa da identidade indígena e que exposições como a que inicia nesta quinta-feira, servem para demonstrar uma cultura que está no DNA das pessoas. "A cultura indígena brasileira está presente em nossas vidas. Por isso, é importante preservarmos a nossa identidade. Não podemos deixar que essa identidade original do país se perca, como pode ser visto em grandes centros como São Paulo, onde a presença indígena está apenas em nomes de bairros ou de viadutos", afirma.

O artista ainda complementa que essa identidade sustentada através da transmissão oral forma a cultura popular própria, porém que a cada dia se perde por imposições de vários tipos, seja do campo econômico ou da mídia, que impõe as chamadas 'últimas modas'. "Por isso, como artista tenho o compromisso de trazer essa proposta e como gestor (José Carlos Martins é assistente técnico de cultura da Famurs), acredito que é necessário uma defesa da cultura local, da diversidade de manifestações artísticas e da democratização dos meios de comunicação, com o poder público tendo o compromisso de apoiar a imprensa municipal que contribuí com esse 'olhar do local", enfatiza.
Martins é músico, professor e artista plástico, seu trabalho aborda as questões ambientais e sociais, assim como as texturas tátil e visual, que levam o visitante a um passeio por relevos, formas, luzes e sombras.

A exposição "Kuarup" é aberta ao público bageense de forma gratuita do dia 3 até o dia 28 de abril, na Casa de Cultura Pedro Wayne, das 9h às 18h.

http://www.jornalfolhadosul.com.br/noticia/2014/04/03/exposicao-kuarup-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.