VOLTAR

EXPOSIÇÃO KAYAPÓ - "Nossa Terra Mebêngôkre"

Comunidade França-Brasil - http://www.comunidadefb.com.br/noticias/?p=2142
22 de Set de 2009

Postado em Cultural/Culturel, por Cendotec, 22/09/2009

De 24/09/09 - 18/10/09
Salão Transversal do Museu de História do Estado do Pará - Belém (PA).
Entrada Franca

Uma homenagem ao intercâmbio cultural no âmbito do Ano da França no Brasil, no qual os indígenas do sul do Pará poderão ensinar algumas das suas tradições, passando a sua cultura para outros povos e gerações.

O objetivo da exposição organizada pelo IRD e o MPEG é favorecer um encontro com os Kayapó, que também se chamam de Mebêngôkre, mostrando aspectos da vida cotidiana, do território e da biodiversidade dessa "Nossa Terra Mebêngôkre", na Amazônia brasileira, priorizando o olhar indígena e contando também com a sua participação ativa na realização desta exposição.

A exposição seguirá 7 módulos abaixo apresentados:

1- Vista do ceu: representação cenográfica do mito Kayapó sobre a origem do mundo

2- O dia a dia na aldeia: fotos, diversidade das paisagens e do quotidiano, a arte da pintura corporal, ...

3- O mundo da roça: Os Mebêngôkre-Kayapó são mestres agricultores. Numa representação do espaço da roça, se retratará a diversidade das plantas cultivadas e sua importância

4- A festa: com a presença de uma grande mascara pàt (tamandua), mostrará a beleza e a importância das festas Kayapó

5- Cuidando da nossa terra: espaço interativo que, desvendando vários aspectos do território dos Mebêngôkre a partir dos seus trabalhos de cartografia, tratará das lutas para o reconhecimento dos direitos indígenas e a defesa da biodiversidade.

6- A casa da palavra: apresentação de vídeos e palestras

7- Caminhos da floresta: flechas, arcos, bordunas, cestas, sementes e figuras de animais mostrando as atividades de caça, colheita e pesca

+ Oficinas didáticas: desenho, artesanato e outras atividades, com a participação dos Kayapó.

Mas informações no site : www.brasil.ird.fr ou no mail : alice.serie@ird.fr

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.