VOLTAR

Exposição fotográfica no Museu Regional, em Montes Claros, retrata a vida de ribeirinhos do Rio São Francisco

G1 http://g1.globo.com/
09 de Abr de 2018

O Museu Regional do Norte de Minas recebe a partir desta segunda-feira (9) a exposição fotográfica "Banho de Rio", que tem como objetivo reforçar a conscientização sobre a importância da água e da preservação do Velho Chico. A visitação é gratuita e segue até o dia 28 de maio.

De acordo com o professor e fotógrafo Osmar Oliva, autor da exposição, o intuito principal do trabalho é retratar, por meio da arte, a vida dos moradores ribeirinhos ao Rio São Francisco no Norte de Minas. O autor revela que se inspirou nas memórias de infância em Brasília de Minas para trabalhar o tema.

"Eu quero chamar a atenção de todos para a degradação do Rio São Francisco e mostrar a liberdade das crianças com o ambiente. A minha inspiração para este trabalho veio da minha infância; eu sempre tomava banho em rios".

A exposição reúne 10 fotografias em preto e branco. Osmar Oliva destaca que colocar o trabalho ao público terá grande significado pessoal. "O local que eu escolhi para as fotos foi um trecho do Rio São Francisco, em Januária, e após a exposição em Montes Claros, a mostra irá para Brasília de Minas e Januária. E pra mim, ter os meus trabalhos exposto nestas cidades é muito gratificante, principalmente em Brasília de Minas, porque foi lá que eu passei a minha infância. O que eu realmente quero é mostrar e despertar no público o interesse de cuidar e preservar esses lugares", revela o professor.

https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/exposicao-fotografica-no-m…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.