VOLTAR

Exposição expõe o cotidiano da última tribo nômade do País

O Liberal - www.oliberalnet.com.b
Autor: Luciano Assis
12 de Ago de 2008

Uma tribo indígena que em pleno século 21 ainda vive como se os povos europeus ainda não tivessem pisado neste continente. Esse poderia ser um rápido resumo da exposição "Índios", que o Sesi (Serviço Social da Industria) de Americana inaugura nesta terça-feira. Clicados pelo fotógrafo Egberto Nogueira há oito anos, os indígenas da tribo Guajá, no Maranhão, aparecem nas fotos em perfeita harmonia com a natureza, completamente alheios a tudo que chamamos de civilização.

"Para chegarmos até onde eles vivem foram gastos meses de negociações com a Funai (Fundação Nacional do Índio), seguida por uma longa jornada de trem, barco e caminhada até o local onde eles vivem que é uma espécie de porta para a selva amazônica", explicou o fotógrafo, que vê sua exposição percorrer as unidades do Sesi há cinco anos ininterruptos.

"Indios" fica em exposição até o dia 25 de agosto no Sesi, que fica na Avenida Bandeirantes, 1.000, no Bairro Machadinho. As visitas são gratuitas e podem ser feitas das 9 às 18 horas. Mais informações pelo telefone (19) 3461.0551.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.