VOLTAR

Experiências socioambientais de sucesso

MMA - http://www.mma.gov.br/
Autor: Sophia Gebrim
22 de Abr de 2013

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou, nesta segunda-feira (22), duas chamadas públicas pelo Subprograma Projetos Demonstrativos (PDA) para sistematização de 18 anos da ação do programa, previsto para ser encerrado em dezembro de 2013.

O PDA é desenvolvido desde 1995 pelo MMA, como parte integrante do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7). O objetivo é promover novos modelos de preservação, conservação e utilização racional dos recursos naturais da Amazônia e da Mata Atlântica, com foco na melhoria da qualidade de vida das populações locais.

A primeira delas é a Chamada 14, que prevê a contratação de consultoria técnica especializada para realização de estudos sobre os projetos executados com apoio do PDA, tanto no bioma Amazônico quanto na Mata Atlântica. A realização dos estudos resultará no preenchimento de um banco de dados com informações sobre os projetos PDA. Também estão previstas a elaboração e a impressão de publicações que reflitam a sistematização e permitam a disseminação dos resultados atingidos com a implantação de projetos que integraram os componentes PDA: "Ações de Conservação na Mata Atlântica", "Alternativas ao Desmatamento e às Queimadas" e "Consolidação".

Já a Chamada 15 é voltada para produção de vídeos de divulgação de experiências apoiadas pelo PDA que sirvam de referência para a replicação de tecnologias de produção sustentáveis. Os vídeos deverão apresentar passo-a-passo para a implementação e adaptação dos conhecimentos e das técnicas apoiadas pelo PDA em outros contextos.

O objetivo é compartilhar conhecimentos entre os públicos executores de projetos, ou seja, povos e comunidades tradicionais, povos indígenas, agricultores familiares e gestores públicos de meio ambiente. As propostas devem ser enviadas até 24 de maio.

Confira as chamadas 14 e 15.

http://www.mma.gov.br/informma/item/9265-experi%C3%AAncias-socioambient…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.