VOLTAR

Experiências Indígenas Inovadoras premiadas pelo Banco Mundial

Coiab-Manaus-AM
18 de Jun de 2003

Dois projetos indicados pela Coiab foram premiados, no valor de 10 mil dólares cada, durante o Encontro Amazônia de Experiências Sociais Inovadoras, realizado nos dias 8 e 9 de junho, em Manaus-AM. O evento foi promovido pelo Banco Mundial, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o Governo do Estado do Amazonas. Os projetos premiados foram: Resgate Cultural Y'ekuana, da Comunidade Ye'kuana de Auaris, da Terra Indígena Yanomami, em Roraima e o Programa de Educação Intercultural - PEI, promovido pela Comissão Pró-Yanomami (CCPY), também de Roraima.

O projeto Resgate Cultural Y'ekuana, caracteriza-se pela ampla participação das lideranças tradicionais na discussão e realização de pequenos projetos como o da instalação da rede de radiofonia, atividades de etnomapeamento, resgate histórico, uso de recursos naturais, organização do calendário escolar, enfim, defesa dos direitos indígenas e preservação cultural do povo Y'ekuana. Já o Programa de Educação Intercultural (PEI) se propõe o surgimento de uma rede escolar para e dos Yanomami, com um quadro de docência formado por professores Yanomami, sendo tanto a escola quanto os professores reconhecidos e mantidos pelo governo brasileiro. O Projeto é realizado em parceria com as ONGs Serviço de Cooperação com o Povo Yanomami (Secoya) e Urihi-Saúde Yanomami.

Os projetos indígenas ganhadores disputaram em três áreas temáticas, para cada uma das quais houveram sete concorrentes, vinculados às diferentes entidades e organizações sociais atuantes na Amazônia, entre elas, o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento das Mulheres da Amazônia (MAMA), os Quilombolas, e a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG).

As áreas temáticas foram: o Uso Sustentável dos Recursos Naturais Renováveis, a Valorização da Identidade Sociocultural dos Povos da Amazônia e Experiências Inclusivas de Educação e Formação Profissional. Enquanto que os projetos indígenas foram selecionados nestas duas últimas áreas, na de Uso Sustentável dos Recursos Naturais Renováveis foi premiado um dos Projetos das Produtoras de Plantas Aromáticas do Estado do Amapá, indicado pelo Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia (Mama). Todos os projetos preencheram os critérios de inovação, replicabilidade e sustentabilidade.

Outros projetos que ficaram no segundo e terceiro lugar receberam prêmios no valor de sete e cinco mil dólares, respectivamente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.