VOLTAR

Expedição Serras Guerreiras de Tapuruquara

Pravda port.pravda.ru
Autor: Ines Zanchetta
24 de Jun de 2017

A ONG Garupa e o Instituto Socioambiental abriram inscrições para os interessados em fazer parte da Expedição Serras Guerreiras de Tapuruquara - uma viagem única pelo coração da Amazônia brasileira, no mês de outubro. Os viajantes percorrerão o Rio Negro e visitarão a região das Serras Guerreiras de Tapuruquara, um lugar sagrado para a cultura indígena.

A expedição faz parte de uma viagem técnica que avaliará os roteiros turísticos elaborados pelas comunidades indígenas do Médio Rio Negro. Uma verdadeira aventura em meio à espetacular diversidade natural do lugar, guiada pelos povos que ali vivem há milhares de anos.

A experiência é singular: os viajantes vivenciarão o cotidiano das comunidades e, ao mesmo tempo, apoiarão a estruturação de um projeto de turismo de base comunitária em terra indígena, alternativa para o desenvolvimento sustentável da região.

A expedição partirá de Manaus e será dividida em dois roteiros: Iwitera (serra) e Maniaka (mandioca). O primeiro tem perfil mais aventureiro e o segundo, mais cultural - mas ambos oferecem experiências diversificadas (ou seja, há aventura e cultura nas duas viagens).

Dormir em rede e tomar banho de rio serão parte da experiência, assim como os passeios em canoas tradicionais entre praias e ilhas, as trilhas na mata, as festas e rituais, o cultivo na floresta e a confecção de artefatos e utensílios de fibra e cerâmica.

A Expedição Serras Guerreiras de Tapuruquara foi desenvolvida em parceria pela Garupa, o ISA (Instituto Socioambiental), a Acir (Associação das Comunidades Indígenas e Ribeirinhas) e a Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro). A Funai (Fundação Nacional do Índio) e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) apoiam o projeto.

Expedição Serras Guerreiras de Tapuruquara

Onde: Terras Indígenas do Médio Rio Negro, município de Santa Isabel do Rio Negro, Amazonas.
Quando: Roteiro Iwitera (06 a 15 de outubro); Roteiro Maniaka (14 a 22 de outubro).
Objetivo: Avaliar os roteiros turísticos elaborados pelas comunidades indígenas do Rio Negro. A viagem é uma das etapas da estruturação do turismo de base comunitária em terra indígena, alternativa para o desenvolvimento sustentável da região.
Investimento: Roteiro Iwitera (+ aventura): R$ 4.950 em até 3 vezes sem juros; Roteiro Maniaka (+ cultura): R$ 5.650 em até 3 vezes sem juros. Os pacotes incluem transporte a partir de Manaus, alimentação e todas as atividades previstas nos roteiros. As vagas são limitadas.

http://port.pravda.ru/news/science/24-06-2017/43505-expedicao-0/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.