VOLTAR

Ex-vereador indígena diz ser vítima de armação

O Progresso - www.oprogresso.com.br
01 de Set de 2008

Em entrevista ao Jornal O PROGRESSO, o ex-vereador de Coronel Sapucaia, Daniel Lescano (PDT), afirma ser vítima de uma armação. Ele foi preso por força de mandado de prisão pela Polícia Federal na manhã de sexta-feira passada, na Aldeia Taquapery, em Coronel Sapucaia, sob acusação de ter mandado matar um agente de saúde da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em novembro de 2007. Ele afirmou "ser inocente das acusações e vítima de uma trama política".

O agente de saúde Alcindo Marques, de 61 anos, foi assassinado a facadas no dia 7 de novembro do ano passado por outro indígena, Lousinho Lescano, de 22 anos, que acabou preso em flagrante.

Em depoimento na Delegacia de Polícia Civil de Coronel Sapucaia, logo após sua prisão, Lousinho disse que teria recebido R$ 140,00, do então vereador para cometer o crime. Porém, ao depor em juízo, o acusado teria voltado atrás em relação à versão apresentada e relatado que havia acusado o vereador por conta de ameaças que vinha sofrendo de adversários de Lescano dentro da aldeia.

Ao tomar conhecimento sobre a acusação, Daniel Lescano fugiu e não compareceu mais nas sessões da Câmara Municipal.

Ele teve a prisão preventiva decretada pelo juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca de Amambai. Por não comparecer às sessões, acabou tendo o mandado cassado pela Câmara Municipal em fevereiro deste ano. Assumiu o seu lugar o primeiro suplente, Anselmo Lázaro (PSDB).

"Fui vítima de uma armação de políticos de Coronel Sapucaia que se aliaram com meus adversários pela disputa de liderança dentro da aldeia para armar essa cilada. Nunca tive desentendimento com Alcindo Marques, sempre tivemos um bom relacionamento e não teria o menor motivo para mandar matá-lo", disse Daniel Lescano.

ADVOGADO

O advogado de Lescano, Leopoldo Azuma, disse estar convicto que seu cliente é inocente. "Meu cliente é inocente. Ele foi vítima de uma armação e vamos provar isso nos autos", revelou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.