VOLTAR

Eventos de extinção graduais são tão drásticos quanto os abruptos

OESP, Vida, p. A29
05 de Fev de 2012

Eventos de extinção graduais são tão drásticos quanto os abruptos

Um dos maiores eventos de extinção em massa de espécies, há 250 milhões de anos, demorou centenas de milhares de anos para terminar. É o que mostra um estudo liderado pelo ge?ogo Thomas Algeo, da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos.
O evento, que causou a extinção de 90% das formas de vida, foi causado por gases expelidos por vulcões que mudaram o clima do planeta.
O estudo, publicado no Geological Society of America Bulletin, mostra que eventos graduais podem produzir resultados tão drásticos quanto processos abruptos.
Os cientistas analisaram evidências químicas inscrita sem rochas que se formaram no período. O mundo que eles revelaram Temo perfil de uma terra completamente devastada: pouca vegetação, muita erosão causada por chuvas ácidas, grandes zonas mortas nos oceano se um processo de aquecimento global que enlouqueceu as temperaturas.
A origem do evento é tradicionalmente, situada na região Ocidental da Sibéria, onde hoje pode ser encontrado um depósito de lava do tamanho dos EUA.

OESP, 05/02/2012, Vida, p. A29

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.