VOLTAR

Eventos abordarão a situação dos povos indígenas de MS

Conselho Regional de Psicologia - http://www.crpms.org.br
04 de Abr de 2012

Será realizada no dia 19 de abril, pela Assembleia Legislativa de MS, a audiência pública "Aspectos Psicossociais da Infância e Adolescência Indígena em Mato Grosso do Sul". Proposta pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT/MS), a audiência começará às 13h30min, no Plenário Deputado Júlio Maia.

Psicologia e a questão indígena - Mato Grosso do Sul apresenta uma situação extrema em relação à violência contra os povos indígenas, sobretudo, a etnia guarani-kaiwoá. A taxa de mortalidade infantil nessas populações chega a 38 para cada mil nascidos vivos, e os assassinatos atingem a marca de 100, para cada 100 mil habitantes. Por causa desses dados alarmantes, vários segmentos da sociedade vêm se mobilizando para buscar soluções para essas questões. O CRP14 é uma das entidades que apóia essa iniciativa, sendo inclusive membro do Condepi (Comitê Nacional de Defesa dos Povos Indígenas).

Nos últimos meses, o Conselho tem participado de eventos sobre o assunto, como o Tribunal Popular da Terra (realizado entre os dias 30 de Março e 01 de Abril, na UFMS). O CRP14 foi representado pelo psicólogo Yan Chaparro, que relatou que o estado brasileiro foi condenado por negligência quanto aos assuntos relacionados à terra.

O CRP14 ainda marcará presença no Ciclo de Debates que será promovido na Semana do Dia do Índio (19 de Abril) pelo Ministério Público Estadual e da 3ª Semana do Índio da OAB/MS.

Também para o mês de abril, está sendo preparado, pelo Conselho, I Seminário Saúde Mental Indígena de MS, cuja programação está em anexo a essa notícia (clique em http://www.crpms.org.br/arquivos/site_noticias_825371205.jpg). O evento acontece no dia 20 de abril, na sede da OAB/MS. Para fazer a inscrição clique AQUI (http://www.crpms.org.br/provEvento.php).

A Psicologia vem debatendo sobre a temática indígena já algum tempo, segundo o CFP (Conselho Federal de Psicologia). Em 2004, foi realizado o seminário "Gente da Terra", época em que pouco se conhecia a respeito da diversidade da questão indígena na profissão. E em 2010, o CRP06 (SP) editou o livro "Psicologia e povos indígenas".

http://www.crpms.org.br/noticias.php?id=5815

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.