VOLTAR

Evento discutira opcoes de desenvolvimento

O Globo, O Mundo:Ciencia e Vida, p.42
18 de Jul de 2004

Evento discutirá opções de desenvolvimento
Mudança climática afeta futuro da população amazônica e a preservação da biodiversidade

A III Conferência Científica do LBA reunirá em Brasília 800 cientistas de 70 instituições brasileiras, tais como Inpe, Embrapa, USP e Fiocruz, e mais de cem estrangeiras, como a Nasa e as universidades de Harvard e de Oxford e o instituto alemão Max-Planck. Serão apresentados resultados de 700 pesquisas de 27 a 29 de julho. No dia 23, haverá uma pré-conferência sobre a importância política do LBA.

A esperança dos especialistas é que toda essa massa de informação ajude na compreensão do verdadeiro papel da Amazônia na regulação climática e indique como a biodiversidade da maior floresta tropical do mundo pode ser protegida.

A Amazônia pode abrigar até metade das espécies terrestres de seres vivos do planeta — de onças a bactérias — e é considerada uma floresta madura. As mudanças climáticas provocadas pelo homem, todavia, começam a minar o equilíbrio de uma mata que já teria alcançado sua melhor forma.

— Esperamos também que essas informações contribuam para o desenvolvimento da Amazônia. Quase 20 milhões de brasileiros vivem na Amazônia. É preciso oferecer a essas pessoas uma chance real e viável de desenvolvimento — diz Paulo Artaxo.

O clima é o destaque da conferência e do próprio LBA, mas muitos dos estudos dizem respeito ao desenvolvimento social e econômico da região. Dentre eles, estão pesquisas sobre o aproveitamento agrícola de descobertas sobre a ecologia da floresta; os padrões de uso da terra; o papel das madeireiras e dos assentados.

O Globo, 18/07/2004, p.42

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.