VOLTAR

Evento abordou a etnografia visual de negros e índios no RS

Ulbra - http://www.ulbra.br
21 de Nov de 2013

ULBRA promove atividade no Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, celebrado neste 20.11, teve atividade alusiva na noite de quarta-feira, na ULBRA Canoas, com a temática Negrasgrafias: Olhar Negro em Tela. A iniciativa foi promovida pela Coordenação de Ensino das Licenciaturas e dos Bacharelados da Universidade e organizada pelos coordenadores dos cursos de História e Jornalismo da Instituição, Roberto dos Santos e Deivison Campos, respectivamente.

Para falar sobre etnografia visual de negros e índios do Rio Grande do Sul, foi convidado o fotógrafo do Programa Nacional de Documentação de Trabalhadores Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Marcos Roberto Pereira. Tendo visitado 101 cidades no Estado, em sua atividade profissional, Marcos relatou suas experiências em comunidades de quilombos, índios e também de agricultura familiar. "Tenho conversado muito com as pessoas dessas comunidades, o que me possibilita saber como elas vivem, além de aprender sobre seus costumes e regras."

Os coordenadores Roberto e Deivison também contribuíram com a explanação do convidado. O encontro teve o objetivo de levar ao ambiente acadêmico como se dá o funcionamento das comunidades quilombolas, indígenas e de agricultura familiar. Deivison destacou a importância de se debater temáticas ligadas à população negra para que todos pensem a sociedade atual. "O mundo não é somente o lugar em que se vive e não é só aquilo que é mostrado", observou. Já seu colega Roberto salientou o significado da discussão em torno da questão negra no ambiente acadêmico. "Discutir a questão negra é qualificar a formação profissional de nossos alunos", afirmou o docente.

http://www.ulbra.br/imprensa/noticia/ensino-superior/5173/evento-abordo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.