VOLTAR

Etnias do Tocantins 'boicotam' Jogos Mundiais Indígenas em Palmas

Portal Amazônia - www.portalamazonia.com.br
03 de Out de 2016

MANAUS - Duas etnias tocantinenses desistiram de participar dos Jogos Mundiais Indígenas na cidade de Palmas, no Tocantins. Os Krahôs e os Apinajés, duas das sete etnias indígenas que vivem no Estado, criticam a realização do evento por diferentes motivos. A competição inédita acontece na Amazônia entre os dias 23 de outubro e 1o de novembro e vai reunir 23 povos nacionais e grupos indígenas de outros 22 países.

O objetivo dos Jogos é a integração das diferentes populações, assim como o resgate e a celebração das culturas tradicionais. Entretanto, agora nem todas as etnias veem a realização do evento com bons olhos. O líder indígena dos Krahôs, Renato Krahô, explica que um conjunto de motivos levou a sua etnia a desistir da competição, entre eles a falta de transparência da organização dos Jogos.

"As pessoas que estão à frente são muito fechadas das decisões, nas opiniões. Eles não acatam, não dão oportunidade para outras pessoas falarem. Isso acaba interferindo em muitas coisas. Por exemplo, aqui no Tocantins são sete povos indígenas. Foram escolhidos só quatro. No nosso entender, correto mesmo seria chamar todas as etnias do Estado, ainda mais por ser a sede. Nós não sabemos os critérios para selecionar os povos".

http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/esporte/etnias-do-tocantins-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.