VOLTAR

Etapa inicial do Programa Fome Zero atenderá aldeias

Site da Funai
31 de Mar de 2003

A distribuição de alimentos, etapa inicial do Fome Zero, atenderá as aldeias indígenas utilizando a estrutura da Funai, por meio de suas administrações regionais, núcleos e postos indígenas. Os agentes de saúde que atuam nas aldeias e os programas locais dos estados e das prefeituras também serão as outras opções para abranger as localidades mais distantes. As primeiras comunidades a serem atendidas na fase emergencial do programa, que é a distribuição de alimentos, serão aquelas consideradas em situação de penúria como parte das aldeias dos Kaingang do Sul do país, os Kaiowá e Kadiwéu, no Mato Grosso do Sul e índios do Nordeste, onde as aldeias estão situados no semi-árido. O envio de alimentos vai considerar ainda as preferências e hábitos alimentares dos povos indígenas.

Na primeira fase, o Ministério Especial de Segurança Alimentar e Combate à Fome, a Funai e a Funasa, além de levarem comida para as populações indígenas mais necessitadas, irão também identificá-las para o recebimento do cartão de alimentação. O principal empenho do órgão indigenista será na criação de estratégias que permitam não apenas simples distribuição de alimentos, mas a execução de projetos de sustentabilidade a curto e médio prazo, para gerar a segurança alimentar dos povos indígenas. (Simone Cavalcante)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.