VOLTAR

Etapa Distrital da Conferência Nacional de Saúde Indígena é realizada em Salvador

Portal do Governo/BA - http://www.saude.ba.gov.br/
13 de Out de 2013

Com a meta de definir as propostas e eleger os delegados que irão representar a Bahia na Conferência Nacional de Saúde Indígena, no próximo mês, na capital federal, começou na manhã deste domingo (13), em Salvador, a etapa distrital do evento. O secretário da Saúde do Estado (Sesab), Jorge Solla participou do início dos trabalhos e proferiu a palestra "Sistema Único de Saúde (SUS) com Interface ao Subsistema de Atenção à Saúde Indígena".

Entre as informações repassadas por Solla, constam as 40 unidades básicas de saúde, que já começaram a ser construídas para contemplar, prioritariamente, a população indígena baiana. "Estas unidades devem atender mais de 100 comunidades indígenas distribuídas em 17 municípios. Já iniciamos as obras destas unidades em Euclides da Cunha e Ibotirama", afirmou o secretário. Quando concluídas, as unidades de saúde atenderão uma população estimada em 26 mil indígenas. "A nossa recomendação e empenho é para que todas as comunidades indígenas contem com um profissional médico".

Durante o evento, o secretário Jorge Solla entrou em contato com o ministro da Saúde Alexandre Padilha e falou da necessidade de médicos em comunidades indígenas da Bahia. "Pedi ao ministro que, parte dos médicos que vierem para nosso estado pelo Programa Mais Médicos, seja destinada para atender aos nossos indígenas".

De acordo com o titular da Sesab, houve uma sinalização positiva por parte do ministro Alexandre Padilha. "Ele disse que vai atender este pleito e que basta apenas o Distrito Sanitário Especial Indígena na Bahia (DSEI-BA) encaminhar, amanhã (14), um ofício ao Ministério para formalizar o pedido". A notícia agradou as lideranças indígenas presentes na etapa distrital da conferência.

Outra informação que foi bem recebida pelos participantes foi o início das atividades do Ondontomóvel. "Uma carreta com 10 gabinetes odontológicos começou a percorrer o estado para realizar os mais variados tipos de procedimentos e melhorar a saúde bucal dos nossos índios". Neste momento, o Odontomóvel está atendendo a região de Cocos, onde permanece até o próximo dia 17.

Após a palestra, Jorge Solla respondeu a questionamentos feitos por lideranças indígenas. Na oportunidade, o presidente do Conselho Distrital Indígena, Reginaldo Tuxá elogiou a atuação do governo estadual, por meio da Sesab.

Já a secretária para Políticas para Mulheres da Presidência da República, Maria Rodrigues destacou a expressiva participação feminina nas etapas locais e na distrital. Ela, inclusive, defendeu a elaboração de iniciativas que contemplem, prioritariamente, as mulheres indígenas.

Aos conferencistas, o coordenador do DSEI-BA, Jerry Matalawê reiterou que a participação coletiva é fundamental. "Nossa intenção é que, juntos, possamos construir uma saúde de qualidade. Precisamos qualificar nossas ações".

A etapa distrital da conferência segue até a próxima terça-feira (15), no Hotel Fiesta, em Salvador. A Conferência Nacional de Saúde Indígena será realizada de 26 a 30 de novembro, em Brasília.

http://www.saude.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.