VOLTAR

Estupros nas aldeias lideram 70% das queixas no Conselho Tutelar de Dourados

Dourados Agora http://www.douradosagora.com.br/
Autor: Valéria Araújo
28 de Fev de 2018

Em Dourados, 70% dos crimes de estupros contra crianças acontecem na Reserva Indígena. A informação é do Conselho Tutelar, que em menos de dois meses já registrou 25 casos no município. As vítimas têm entre 4 e 14 anos e na maioria dos casos são vítimas de pais, padrastros e pessoas próximas. É o caso de um menino indígena que foi estuprado pelo companheiro do pai, na aldeia Bororó, esse ano.

De acordo com a coordenadora do Conselho Tutelar Central de Dourados, Lucielen Leivas Leite Prudente, em relação aos casos de estupros ocorridos na Reserva, a maioria é motivada pelo alto consumo, pelos pais ou familiares, de bebidas alcoólicas. "Outro grave problema é que muitas mães acabam sendo cúmplices desse ato contra as crianças e ainda defendem o marido. Já registramos muitos casos em que a mãe coloca a filha para fora de casa dando razão ao agressor. É um absurdo", destaca.

A coordenadora também têm recebido informações de pontos de prostituição dentro de fora da Reserva e que envolvem crianças indígenas e diz que pretende repassar as autoridades competentes.

Segundo Lucielen, o órgão realizou mais de sete mil atendimentos no ano passado, entre orientações, evasão escolar, violência e demais situações que colocam em risco ou situação de vulnerabilidade as crianças e adolescentes. Se comparado com 2016, houve um aumento de 53% nas denúncias de crimes sexuais e maus tratos.

Para a coordenadora, o aumento no registro de casos de maus-tratos e abuso sexual não está relacionado necessariamente ao aumento da incidência, mas principalmente a uma maior disposição das pessoas em encaminhar as denúncias. "Isso é resultado da intensificação de campanhas de orientação que são desenvolvidas junto às escolas e comunidades. Tanto que é crescente o número de denúncias que chegam principalmente de forma anônima nos serviços disponibilizados, como os Disque 100 e também diretamente ao plantão do Conselho Tutelar. Todos esses casos são averiguados por nossas equipes e, quando é procedente, são tomadas as medidas necessárias", enfatiza.

Repercussão

Último caso de repercussão na Reserva aconteceu na aldeia Bororó, no último dia 08. A vítima é uma criança de 5 anos. O irmão de 9 anos testemunhou o crime que ocorreu há dias na casa da família, segundo o Conselho Tutelar, e o principal suspeito é o pai. A criança contou para a mãe que junto com as lideranças indígenas denunciaram o caso à polícia. O suspeito está preso na 1ª Delegacia de Polícia.

A menina foi levada ao Pronto Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário da (UFGD), na noite de terça-feira (6), para o atendimento quando há possíveis situações de violência sexual. Ela foi avaliada, passou por período de observação e foi liberada após medicação.

Na quinta-feira (8), a mãe retornou com a criança para consulta no Pronto Atendimento Pediátrico do hospital. Segundo os médicos, a indígena não deu entrada em estado grave e as lesões identificadas nas partes íntimas aparentavam ter sido feitas há dias.

"A criança está com seus direitos garantidos. Ela permanece na residência dela, quem se retirou da residência foi o agressor, o violador, e o Conselho Tutelar já realizou os encaminhamentos necessários e continuará atendendo, acompanhando, encaminhando para o Cras, Creas para dar continuidade nos atendimentos", afirmou a conselheira.

MS

Líder no ranking entre os estados, Mato Grosso do Sul registrou, em 2016,o total de 54,4 estupros a cada grupo de 100 mil pessoas, um total de 1.458 crimes. O número, no entanto, representa uma redução 0,8% em relação a 2015.

Os dados fazem parte do 11o Anuário de Segurança Pública. De acordo com o estudo, 49,4 mil pessoas foram vítimas de estupro no Brasil durante 2016.

Denúncias

O telefone de plantão do Conselho Tutelar Central, que atende da Rua Mato Grosso em direção ao Parque do Lago é: 99600 6145. Já o Plantão do Conselho Tutelar Leste, que atende da Rua Mato Grosso ao sentido Leste da cidade é: 98401 2625.

http://www.douradosagora.com.br/noticias/dourados/estupros-nas-aldeias-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.