VOLTAR

Estudo verificará remanescentes de etnia extinta

Site da Funai
08 de Abr de 2002

A Justiça Federal contratou um estudo antropológico para determinar se grupo indígena que está habitando o interior do Parque Nacional do Divisor, no Acre, é remanescente da etnia Naua, extinta há mais de 70 anos. A antropóloga contratada, Delvair Montaigner, está no Acre desde ontem (07), quando iniciou contato com o grupo. Para acompanhar o estudo da antropóloga, a Funai designou como perita assistente a advogada Silvia Kafury.

O estudo antropológico deverá ser concluído dentro de 20 dias, mas há evidências de que o grupo encontrado no Parque Nacional do Divisor mantém viva a memória da etnia extinta, bem como costumes e a língua, que pertence ao mesmo tronco lingüístico doa Naua. Calcula-se que os Naua desapareceram na década de 30, depois de vitimados por consecutivos massacres de seringueiros que dominavam o Rio Juruá

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.