VOLTAR

Estudo da Embrapa visa tornar sustentável exploração de fruteiras da Amazônia

Sociedade Sustentável - http://sociedadesustentavel.terra.com.br
03 de Ago de 2010

A Embrapa Roraima está desenvolvendo projeto que visa valorizar e fomentar tecnologias que viabilizem o uso sustentável de fruteiras subexploradas comercialmente, em especial o camu-camuzeiro, o taperebazeiro e o açaizeiro. Na Amazônia, algumas frutas nativas ainda são pouco utilizadas até por quem mora na região, mesmo aquelas com reconhecidos benefícios à saúde e com potenciais econômicos.

O coordenador da pesquisa, Edvan Chagas, informa que serão executadas ações interdisciplinares envolvendo várias instituições de pesquisa, ensino e extensão, em parceria com o setor produtivo. Pela complexidade e pela diversidade de atividades, o projeto prevê a participação de especialistas de diversas linhas de pesquisa,sob a coordenação da Embrapa Roraima. Um dos planos de ação do projeto estabelece a prospecção, a coleta, a introdução, a conservação e a caracterização morfológica e molecular das fruteiras, com ênfase nas nativas dos biomas amazônicos.

O pesquisador explica que o trabalho prevê a prospecção e a introdução de acessos já previamente selecionados de espécies - em processo de domesticação - oriundas dos programas de melhoramento genético de fruteiras nativas do País e do exterior. Com a coordenação da Universidade Federal de Lavras (MG), o projeto vai estudar as aplicações de técnicas de cultura de tecidos que visam identificar as condições ideais de desinfecção, estabelecimento e micropropagação in vitro das espécies de fruteiras inseridas na pesquisa. Ao longo do projeto, será feita uma avaliação pós-colheita de fruteiras nativas da Amazônia. Na seqüência, a Universidade Federal de Roraima vai coordenar pesquisa para estabelecer a temperatura e o tempo de conservação refrigerada das espécies coletadas no início do projeto. Por fim, as ações estabelecem a transferência e difusão de tecnologias, com o objetivo de auxiliar na divulgação dos resultados obtidos a longo do projeto. "Neste arranjo, acreditamos que será possível somar esforços e obter excelentes resultados e impulsionar a fruticultura nativa da região Amazônica", afirma Edvan.

http://sociedadesustentavel.terra.com.br/integra.php?id=1562

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.