VOLTAR

Estudo aponta que fazenda está em território Guarani

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Waldemar Gonçalves Jr.
23 de Dez de 2003

Estudo feito pelo antropólogo Fábio Moura aponta que a área onde está a fazenda Agrolac, em Iguatemi, pertence a índios Guarani. Atualmente, cerca de mil indígenas vivem em 1,6 mil hectares na aldeia Porto Lindo. Os levantamentos sugerem a ampliação do território para 9,4 mil hectares.
Segundo Cleomar Vaz Machado, chefe de patrimônio indígena e meio ambiente da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Amambai, o órgão em Brasília solicitou algumas alterações no levantamento, que retornou às mãos do antropólogo. A nova análise ainda não tem data para ser concluída.
De ontem para hoje, os indígenas ocuparam a fazenda Agrolac, tomando inclusive a sede da propriedade. Machado está se dirigindo ao local, em mais uma tentativa de garantir a desocupação pacífica.
"Os índios reclamam falta de apoio da Funai, mas devem entender que precisamos atuar pelos meios legais", comenta Machado, que se diz preocupado com os ânimos exaltados dos indígenas na localidade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.