VOLTAR

Estudantes indígenas participam do encontro´´Nas trilhas dos ancestrais``

Diário de Cuiabá
05 de Out de 2007

Preocupados com a preservação dos conhecimentos de seus povos, estudantes indígenas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e de outras escolas participam, no período de 11 a 13 deste mês, do encontro ´´Nas Trilhas dos Ancestrais``. O evento é organizado pelo Círculo dos Saberes e pelo Povo Paresí da Aldeia Formoso, que fica no município de Tangará da Serra (242 Km de Cuiabá). Hoje pela manhã o grupo esteve em reunião com o reitor Paulo Speller para falar sobre a proposta do encontro, que visa ´´unir e partilhar`` conhecimentos de diferentes gerações de cada povo, e convidá-lo a participar.

´´Queremos agradecer pela chance de estarmos nessa universidade e fazemos questão de sua participação``, disse Evandro Paresí, vestido a caráter para representar seu povo. Ele ainda não ingressou na UFMT, mas já se inscreveu no Processo Seletivo Específico para os Povos Indígenas de Mato Grosso. No último processo, em julho, entraram quatro estudantes nos cursos de Enfermagem de Rondonópolis e Sinop somando-se 10 com os seis de Medicina e Enfermagem de Cuiabá. ´´Queremos chegar às cem vagas com bolsas, com apoio da Funasa, da Funai e com a parceria do Banco do Brasil, que estamos buscando para ampliar o programa``, disse o reitor.

A ampliação de vagas está prevista no Programa de Inclusão de Estudantes Indígenas (Proind), aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMT (Consepe), no dia 12 setembro. O programa foi denominado ´´Guerreiros da Caneta``, frase cunhada pelo estudante Cacildo Tsiramne, da etnia Xavante, no seu primeiro dia no campus da UFMT, como aluno aprovado para o curso de Medicina,no início de 2007. ´´Eu era guerreiro de flecha, agora vou ser guerreiro de caneta``, disse, ao ser recebido na Reitoria, onde esteve novamente, nesta sexta-feira, junto com Esvael Cuiava, também de Medicina; Iranil Jurapi(Enfermagem) e Estêvão Taukane (Filosofia) e de Karoline Taukane e Evandro Pareci.

O Proind é vinculado à pró-Reitoria de Ensino de Graduação e acompanhado pelo Programa Permanente de Acompanhamento Acadêmico dos Estudantes Indígenas da UFMT. Foi criado por um período de cinco anos, que poderá ser estendido posteriormente. Para essa fase inicial foram destinadas cem vagas, sendo dez para 2008, 20 para 2009, 20 para 2010, 25 para 2011 e 25 para 2012. A seleção dos candidatos será efetuada através de um processo seletivo específico e diferenciado, no qual, além da prova objetiva, de conhecimentos gerais e da redação, haverá uma prova oral que visa a valorizar a tradição da oralidade e conhecimentos dos povos indígenas. As dez vagas para 2008 destinam-se aos cursos de nutrição (2), agronomia (2), engenharia florestal (3) e engenharia sanitária e ambiental (3).

Trilhas - O encontro vai reunir representantes de diferentes povos indígenas de Mato Grosso buscando colocar em contato diferentes gerações de cada um deles para partilhar conhecimentos ´´integrando o contemporâneo ao ancestral no mesmo espaço de vivência e debate``. ´´Os mais velhos vão poder contar histórias, poderemos conhecer o que é comum entre nós, algo que nos aproxima``, diz a assessora de imprensa da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Isabel Taukane. Para Estevão Taukane, a preocupação atual é não só gravar, mas sistematizar esses conhecimentos preservando-os e repassando-os para novas gerações.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.