VOLTAR

Estudantes da Escola Superior de Guerra visitam Roraima

Brasil Norte-Boa Vista-RR
31 de Ago de 2004

Desde ontem, um grupo formado por 100 estagiários da Escola Superior de Guerra (ESG), está na Amazônia, com o objetivo de coletar dados e aspectos relevantes para a fase de avaliação da conjuntura nacional e aplicação do método de planejamento da ação governamental da Escola.
A idéia é o planejamento de defesa nacional ser elaborado por diversas equipes de Governo, entre elas, os estagiários do curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE). Eles ficam até o dia 03 de setembro.
Os estagiários estão acompanhados pelo diretor da Escola, Major Brigadeiro do Ar, Antonio Luiz Rodrigues Dias, e vão conhecer os Pelotões de Fronteira do Exército Brasileiro em Maturacá, São Gabriel da Cachoeira, Vila Bittencourt (AM), Surucucu (RR) e Forte Príncipe da Beira (RO) e, ainda, as Unidades do Sivam em Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga (AM), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).
Subordinada ao Ministério da Defesa, a ESG foi criada em 1949 e é um Instituto de Altos Escudos, que proporciona o conhecimento das estratégias de gestão, com ênfase na Defesa Nacional e nos interesses políticos e estratégicos do País.
Os estudos desenvolvidos na ESG têm caráter interdisciplinar enfatizando, com base no Poder Nacional, a busca de opções estratégicas para a sua aplicação, levantando dados da realidade, e visualizando o futuro, através de análise prospectiva. A metodologia de planejamento e decisão, sob a ótica de diferentes ferramentas e aplicações apropriadas a cada curso, considerará a essência democrática da gestão pública, impondo a aplicação de meios para a consecução dos Objetivos Nacionais e dos diferentes segmentos da Sociedade. O papel da ESG é contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade brasileira, mediante a pesquisa e o debate de opções político-estratégicas democráticas que possam servir de subsídios para solução dos problemas nacionais, considerando o ambiente de Defesa.
Estudos
Durante o curso, acontecem palestras, conferências, discussões dirigidas, painéis, trabalhos em grupo, visitas e viagens de estudos. Nas viagens de estudos, como a que está sendo realizada agora, são visitados Institutos de Pesquisa, empresas de grande porte dos setores público e privado, estabelecimentos agrícolas e portuários, organizações militares e de desenvolvimento regional, conforme a especificidade de cada curso

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.