VOLTAR

Estudantes comemoram

A Crítica-Manaus-AM
16 de Abr de 2002

A história dos povos da floresta é o tema da 5ª Semana de Estudos que os alunos da Escola Municipal Therezinha Moura Brasil, realizam de hoje até sexta-feira, no bairro da Compensa, Zona Oeste. A escola pretende levar os estudantes a compreenderem a formação das sociedades da Amazônia, principalmente as indígenas, e a valorizar o idioma, os mitos e a religião dos povos amazônicos. "São essas ações que mostram que as escolas da Prefeitura de Manaus vêm alcançando um nível mais elevado no ensino. Para montar uma semana de estudos, os alunos pesquisam e adquirem mais conhecimento, fugindo das antigas formas de aprendizagem", disse o prefeito Alfredo Nascimento.

Nos três dias do evento, os alunos irão abordar os 502 anos de história dos povos indígenas. A programação será aberta hoje pela manhã pela secretária Municipal de Educação e Cultura, Terezinha Ruiz de Oliveira, seguida da apresentação dos cânticos "Arecê" e "Grande índio", pelos alunos do Centro de Artes Iolanda Setúbal. Também pela manhã haverá palestra sobre "A fraternidade e os povos indígenas", tema da Campanha da Fraternidade, e uma exposição de utensílios indígenas.

À tarde haverá exposição de fotografias organizada pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Coordenação Indígena da Amazônia da Amazônia Brasileira (Coiab), além de uma mostra de informática. Para a noite está programado um concurso de leitura (oratória), com exposição de poesia, frases e textos sobre as lutas dos povos indígenas.

Amanhã pela manhã, os alunos irão apresentar a dança "O mais belo dos cardumes no balanço do banzeiro". Às 14h, representantes do Cimi, Coiab e da Associação das Mulheres do Alto Rio Negro participam de uma mesa-redonda sobre o tema, no auditório João de Mendonça Furtado, na sede da Prefeitura.

À noite, os alunos terão a palestra "Terra sem males - resistiremos por ela", na própria escola.

A 5ª Semana de História dos Povos Indígenas termina na sexta-feira, Dia do Índio, com várias apresentações.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.