VOLTAR

Estrada escancara Parques

Porantim (Brasília-DF)
Autor: Antônio Carlos Moura
28 de fev de 1983

O Parque Indígena do Araguaia, assim como o Parque Indígena do Xingu, será cortado por uma rodovia, aprovada pelo presidente Figueiredo.
Entidades e pessoas comprometidas com a causa indígena enxergam a estrada como grave ameaça contra a sobrevivência física e cultural dos Karajá e dos Javaé da Ilha do Bananal.
Ecólogos e conservacionistas denunciaram, além da ilegalidade da medida, os danos irreparáveis que a projetada estrada virá causar à fauna e flora da região.
Os únicos que comemoraram com o projeto foram os latifundiários instalados a oeste da Ilha do Bananal, que, com a estrada, conseguirão ligar seus projetos agropecuários à malha viária nacional.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.