VOLTAR

Estrada do Pacífico será aberta dia 10

A Tribuna-Rio Branco-AC
22 de Nov de 2002

A ligação com o Oceano Pacífico, através das rodovias federais, a partir de Rondônia, já é uma realidade e consta na agenda dos presidentes Fernando Henrique Cardoso, do futuro presidente Luís Inácio Lula da Silva, do peruano Alessandro Toledo e do governador Jorge Viana. Os três já confirmaram presença, no dia 10 de dezembro próximo, na inauguração da BR-317 para acesso aos países andinos, através do Peru.

O governador Jorge Viana será um guia das autoridades no Estado e convida a população a participar do megaevento. A confirmação foi feita pelo ministro dos Transportes, João Henrique de Almeida Sousa, ao vice-governador rondoniense, Miguel de Souza, deputado federal eleito e convidado de honra para o evento. Souza tem se destacado pela integração com os países fronteiriços através da ligação com o Pacífico.

Na semana passada, inclusive, ele participou de uma conferência sobre o tema, a convite da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. "No encontro com o ministro abordamos sobre os eixos de desenvolvimento, que, a partir dessa ligação com o Pacífico, o governo terá condições de empreender e dá luta em mais uma década, para concretizar um sonho", disse Miguel de Souza.

Os eixos de desenvolvimento regional estão sendo discutidos também, em Manaus, com representantes do ministério dos Transportes e Integração Regional e agências de cooperação técnica como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Comitê Andino de Fomento (CAF) e Fundo da Bacia do Plata (FonPlata).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.