VOLTAR

Estrada de acesso a Belo Monte segue interditada por indígenas

G1 - www.g1.globo.com
18 de Fev de 2016

Permanece interditada na manhã desta quinta-feira (18) a estrada que leva ao Sítio Pimental, que dá acesso a hidrelétrica de Belo Monte, no sudoeste do Pará. Cerca de 100 indígenas impedem o acesso de veículos ao empreendimento.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), pelo menos 37 ônibus da empresa Norte Energia, responsável pela construção da hidrelétrica, estão estacionados às margens da rodovia BR-230 por causa da interdição. O protesto não compromete o trânsito na Transamazônica.

Protesto

Os indígenas protestam desde quarta-feira (17) por causa das obras de construção da hidrelétrica de Belo Monte e ameaçam atear fogo nos ônibus. A Norte Energia não passou nenhuma atualização porque, segundo a assessoria, eles não conseguiram contato com os profissionais que estão no local do protesto.

Segundo os índígenas, a Norte Energia não comunicou a eles sobre o início do alagamento do reservatório do rio Xingu, processo que se iniciou em dezembro do ano passado. Eles dizem ainda que o rio sofria os efeitos da seca e quando o nível da água subiu, destruiu embarcações e outros objetos de uso dos índios que estavam à beira das aldeias. Eles também afirmam que os peixes estão morrendo.

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/02/estrada-de-acesso-belo-mont…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.