VOLTAR

Estiagem eleva risco de desastre ambiental no AM

FSP, Cotidiano, p. C4
02 de Set de 2007

Estiagem eleva risco de desastre ambiental no AM

Kátia Brasil
Da agência Folha, em Manaus

A Defesa Civil do Amazonas enviou alertas de possível desastre ambiental em razão da estiagem para sete municípios nas regiões oeste, sudoeste e sul da Amazônia
O alerta foi enviado às prefeituras das cidades de Ipixuna, Envira, Carauari e Guajará (que pertencem à calha do rio Juruá), Boca do Acre (do rio Purus) e Atalaia do Norte e Tabatinga (do rio Solimões). Humaitá e Manicoré (do rio Madeira) vão receber o alerta na segunda-feira As populações dessas cidades utilizam os rios para transporte e como reservatórios de água potável.
As prefeituras foram informadas de que esses rios estão atingindo cotas abaixo do normal, segundo o coronel Roberto Rocha, coordenador da Defesa Civil. "O alerta é para orientar as prefeituras dessas cidades, que, historicamente, são sempre as primeiras afetadas pela seca"
Ele disse que as comunidades das calhas dos rios Juruá e Purus já sofrem conseqüências da estiagem, com escassez de água potável. O alerta orienta as prefeituras a levantarem as necessidades da população para posterior mobilização do governo local.
Segundo a Defesa Civil, a região sul do Amazonas enfrenta uma massa de ar seco proveniente de Mato Grosso. Nas cidades de Humaitá e Manicoré, enfrentam incêndios florestais de pequeno porte. Muitas queimadas foram registradas na região.

FSP, 02/09/2007, Cotidiano, p. C4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.