VOLTAR

Estão abertas inscrições para o mestrado em Ensino em Contexto Indígena Intercultural da Unemat

Unemat - https://unemat.br
Autor: Hemília Maia
18 de Set de 2023

Por Hemília Maia
18/09/2023

Estão abertas inscrições para o mestrado em Ensino em Contexto Indígena Intercultural da Faculdade Indígena Intercultural da Universidade do Estado de Mato Grosso (Faindi/Unemat). Podem concorrer candidatos indígenas com diploma ou certificado de conclusão de curso superior ou declaração de acadêmico em conclusão de curso de licenciatura com data de conclusão anterior à data da matrícula no mestrado.

O curso, do programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino em Contexto Indígena Intercultural, nível mestrado profissional (PPGecci), tem a área de concentração em Ensino, com duas linhas de pesquisa: em Ensino e Linguagens em Contexto Intercultural, e em Ensino, Docência e Interculturalidade. São oferecidas 20 vagas, sendo 10 por linha de pesquisa.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 21 de janeiro, por meio de formulário online disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Com uma proposta diferenciada, a capacitação de professores em nível de Mestrado Profissional, tem como meta proporcionar empoderamento aos docentes indígenas de valores pedagógicos agregados aos etnoconhecimentos, com vistas ao enriquecimento e à eficácia das práticas profissionais nas escolas das aldeias.

No ato da inscrição o candidato deverá indicar, de acordo com o edital, o nome de dois orientadores por ordem de preferência e de acordo com a linha de pesquisa escolhida. As vagas serão preenchidas pelos candidatos aprovados, com as maiores pontuações finais, até o número limite das vagas existentes para cada orientador.

Documentos para inscrição: diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso superior; cópia de RG ou RNE ou passaporte se estrangeiro ou CPF; memorial descritivo; projeto de pesquisa; projeto do produto educacional; carta de recomendação da comunidade; autodeclaração de pertencimento a uma etnia indígena; declaração de pertencimento a uma etnia indígena emitida pela comunidade da qual o candidato faz parte, ou declaração de pertencimento ao povo indígena emitida pela Funai, quando se tratar de candidato residente fora de aldeia; currículo da Plataforma Lattes (CNPq); comprovante de tempo de atuação na Educação Básica (classificatório).

O processo de seleção envolve três etapas, sendo as duas primeiras de caráter eliminatório e classificatório. São elas: Memorial Descritivo; arguição online do projeto de pesquisa e do produto educacional de 20 a 22 de fevereiro e análise do currículo na Plataforma Lattes com apresentação da trajetória acadêmica, da produção científica, da experiência em eventos científicos e atividades de pesquisa e no magistério, do período de 2021 a 2023.

O programa funciona na modalidade presencial, com a oferta de disciplinas em módulos no câmpus da Unemat em Barra do Bugres. Os candidatos selecionados deverão efetuar suas matrículas na Secretaria do PPGECM, de 18 a 20 de março de 2024, das 8h às 11h e das 14h às 16h, horário de Mato Grosso.

https://unemat.br/noticias/18-9-2023-estao-abertas-inscricoes-para-o-me…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.