VOLTAR

Estado seca rio para encher tanques do Instituto de Pesca

OESP, Metrópole, p. A16
30 de Mar de 2017

Estado seca rio para encher tanques do Instituto de Pesca
Captação da água na represa, ocorrida dentro de uma estação ecológica, fez sumir a Cachoeira do Ipa, atração turística de São José do Rio Preto

José Maria Tomazela ,
O Estado de S. Paulo

SOROCABA - Para encher os tanques do Instituto de Pesca, que será inaugurado nesta quinta-feira, 30, o governo estadual desviou água e secou o Córrego do Morais, afluente do rio que abastece parte de São José do Rio Preto, no interior paulista. A captação da água na represa, ocorrida dentro de uma estação ecológica (unidade de proteção integral do Estado), fez sumir a Cachoeira do Ipa, atração turística. Para ambientalistas, a seca também prejudica a fauna.
O Instituto de Pesca, órgão do Estado, disse que interrompeu a captação de água nesta quarta-feira, 29, após constatar o problema. A medida, afirma, foi autorizada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) para abastecer os viveiros do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio do Pescado Continental.
A outorga para captação foi de 110 m³ por hora. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) também autorizou a derivação da água por meio de uma adutora que foi construída para abastecer os viveiros. O projeto, diz o órgão, contempla retorno de 100 m³ de água à bacia e a captação não excedeu o limite.
Em nota com o Instituto e o Daee, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), gestora da Estação Ecológica Noroeste Paulista, explicou que o volume da captação foi definido segundo cálculo feito em 2010, mas, por mudanças na ocupação da área, reconhece a necessidade de novos estudos, que serão feitos.
Os órgãos ainda lembram que a estação ecológica existe para a realização de estudos. "Não é uma área de lazer e seu acesso é proibido." Já a Cetesb disse ter autorizado intervenção na área de preservação para a captar água na cachoeira, mas foi firmado termo de recuperação com o plantio de quase 8 mil mudas.

OESP, 30/03/2017, Metrópole, p. A16

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,estado-seca-rio-para-enc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.