VOLTAR

Estado ganha nova unidade de conservação

Diário de Petrópolis - http://diariodepetropolis.com.br/
15 de Jun de 2016

Local no Médio Paraíba abrange 13 municípios

A Secretaria do Ambiente inaugurou ontem o Refúgio de Vida Silvestre, no Médio Paraíba Fluminense. Situado às margens do Rio Paraíba do Sul, o local vai contribuir para a segurança hídrica do Estado do Rio, já que o Paraíba do Sul é responsável pelo abastecimento de cerca de 12,5 milhões de pessoas, o equivalente a 85% da população do estado.

A nova unidade de conservação compreende mais de 130 córregos e nascentes. O objetivo é proteger 63 ilhas fluviais, essenciais à reprodução das espécies nativas do rio (ninhais de aves, sítios para a construção dos ninhos de tartarugas e jacarés, além das corredeiras, fundamentais para a reprodução de peixes); e garantir a conservação e a reprodução de espécies ameaçadas de extinção, como o cágado-do-paraíba (Mesoclemmys hogei) e o surubim-do-paraíba (Steindachneridion parahybae).

O espaço abrange 13 municípios: Três Rios, Paraíba do Sul, Rio das Flores, Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia.

http://diariodepetropolis.com.br/integra/estado-ganha-nova-unidade-de-c…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.