VOLTAR

Estado e Ministério da Saúde vão a Campinápolis desenvolver ações junto aos Xavante

Secom MT - http://www.secom.mt.gov.br/
Autor: Cida Capelassi
11 de Jan de 2011

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, recebeu por meio de fax, nesta terça-feira (11.01), uma Carta Aberta assinada pelo Secretário Municipal de Saúde do município de Campinápolis, João Ailton Barbosa, onde denuncia mortalidade infantil indígena, pertencente a reserva indígena Parabubure, que agrega 105 aldeias Xavante.

Na carta, o secretário pede providências ao Ministério da Saúde (MS), no sentido de assegurar ações de Atenção a Saúde Indígena às comunidades, tendo em vista o registro de 37 mortes de crianças de zero a cinco anos durante o ano de 2010.

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, entrou em contato com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/MS), relatando os fatos, e que houve a garantia por parte da Secretaria Especial do envio de equipes de profissionais especializados na Saúde Indígena, a fim de promover um diagnóstico situacional e tomada de providências cabíveis, já no início da próxima semana.

O secretário Pedro Henry colocou à disposição tanto do município de Campinápolis, quanto do Ministério da Saúde, equipes técnicas na contribuição dos trabalhos.

http://www.secom.mt.gov.br/ng2/conteudo.php?sid=56&cid=66533&parent=56

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.