VOLTAR

Estado disponibiliza defensor público para acompanhar processo de índios

G1 - http://g1.globo.com
Autor: Francisco Rocha
23 de Mar de 2013

Defesa quer redução da pena aplicada para quatro índios Katukinas.
Indígenas chegaram a fechar a BR 364 em protesto contra prisões.

O governo do Estado do Acre disponibilizou um defensor público para auxiliar no processo que envolve a prisão de quatro índios da etnia Katukina. Na última quinta-feira (21) indígenas fecharam a BR 364 em protesto contra as prisões. Após se reunirem na sexta-feira (22) com juízes, promotores e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) os manifestantes foram apresentados ao defensor público, Fernando Morais de Souza.

Durante reunião, ele explicou às lideranças que vai assumir o papel de advogado dos indígenas. "Vamos agora dar sequência aos recursos da apelação, junto ao Tribunal de Justiça do Estado, pedindo a redução da pena aplicada. Se não conseguirmos vamos recorrer até o Superior Tribunal Federal ( STF) e ao Superior Tribunal de Justiça", afirmou.

Além do defensor, o governo do Acre disponibilizou também um assessor especial de assuntos indígenas para auxiliar as mulheres do presos, em todo o processo burocrático do INSS, para que elas sejam beneficiadas com o auxilio reclusão.

Após a reunião com as lideranças e representantes da Funai, o defensor foi até o presídio estadual Manoel Neri da Silva, conversar com os índios.

Nilo Katukina que é uma das lideranças na aldeia, e irmão de dois dos índios que estão presos, garantiu que depois da ajuda não irão mais fechar a rodovia.

Dos quatro índios presos, três são condenados por estuprar uma adolescente de 14 anos e o outro condenado pela morte de um taxista.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/03/estado-disponibiliza-defens…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.