VOLTAR

Estação Ecológica Taiamã é parceira em pesquisa no Pantanal Norte

ICMBio - www.icmbio.gov.br
13 de Jul de 2009

Projeto de pesquisa intitulado "O Monitoramento da Atividade Reprodutiva da Ictiofauna de Interesse Econômico na Bacia do Alto Paraguai - BAP" vem pesquisando a fauna de peixes da região da estação Ecológica de Taiamã, unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes no Mato Grosso.

Proposto pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema/MT), o estudo conta com recursos advindos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e da própria Sema/MT. O Instituto Chico Mendes, por meio da ESEC Taiamã, está disponibilizando toda a estrutura física necessária para a pesquisa, como laboratório, alojamento, cozinha, barco motorizado, além do acompanhamento dos técnicos lotados na estação ecológica.

O projeto visa avaliar os aspectos reprodutivos e incidência parasitária em peixes de interesse econômico na Bacia do Alto Rio Paraguai - BAP, buscando proteger espécies ícticas que sofrem crescente pressão na região, seja pela pesca profissional ou pela atividade turística.

Desde março desse ano, com autorização do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio), ligado ao Instituto Chico Mendes, as atividades do projeto vêm sendo desenvolvidas na ESEC Taiamã e nas demais áreas na região pantaneira, com atividades previstas até março de 2010. Todo material coletado é encaminhado para Instituições de Ensino e também disponibilizados para entidades filantrópicas via doação.

A equipe de pesquisadores conta com profissionais de diversas instituições e especialidades, como a bióloga, mestre e coordenadora de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema/MT Neusa Arenhart; o biólogo, mestre e coordenador do projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Cáceres e aluno do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Claumir Cesar Muniz; o médico veterinário encarregado das análises ictioparasitárias Márcio Fontana, com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Estadual de Maringá, por meio do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupelia).

Também compõe a equipe científica a professor doutora bióloga do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso Lúcia Aparecida de Fátima Mateus, além de técnicos da Gerência Regional da Sema/Cáceres e um pescador profissional da região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.