VOLTAR

Estação ecológica orienta pescadores, condutores de barcos e turistas a preservar o pantanal

http://www.icmbio.gov.br
Autor: Priscila Galvão
15 de Fev de 2011

A equipe da Estação Ecológica (Esec) de Taimã, no Mato Grosso, inicia nesta sexta-feira (18) ações de educação ambiental com pescadores profissionais, aquaviários, funcionários de pousada e de tripulação de barcos-hotéis que utilizam o entorno da Esec e do Rio Paraguai para as atividades de pesca. A campanha, que segue até o dia 23 (quarta), tem o apoio da Companhia de Polícia Militar Ambiental de Cáceres (MT).

O objetivo é esclarecer a missão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a quem a Esec pertence, bem como sensibilizar as pessoas sobre a importância de se preservar a reserva e, conseqüentemente, de se conservar a Bacia do Rio Paraguai e o bioma Pantanal. A Estação Ecológica de Taimã ajuda a manter os recursos pesqueiros na bacia do Rio Paraguai, normalmente usados como alimento e fonte de renda para a população local.

Durante a campanha, serão dadas palestras sobre a legislação de pesca no Rio Paraguai, destacando-se os tipos de crimes ambientais (e suas penalidades) mais comuns na região da Esec de Taiamã e na bacia do Rio Paraguai. Com isso, espera-se reduzir os impactos negativos causados pela pesca predatória e atividades turísticas descontroladas, principais riscos para a região.

Serão repassadas ainda informações sobre os cuidados e atitudes que os turistas, pescadores (profissionais e amadores) e os aquaviários devem ter para evitar ataques de onças-pintadas e outros animais, pelas más práticas como a ceva e a utilização de instrumentos que imitam o esturro de onça, visando atrair o bicho para visualização.

http://www.icmbio.gov.br/noticias/estacao-ecologica-orienta-pescadores-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.