ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
19 de Jul de 2011
Uma oportunidade para se conhecer um pouco da biodiversidade da Estação Ecológica (Esec) do Taim, no Rio Grande do Sul, é fazer uma visita à exposição fotográfica que comemora os 25 anos da unidade de conservação do Instituto Chico Mendes. A Esec do Taim abriga o jacaré-de-papo-amarelo, o cisne-de-pescoço-preto, único cisne verdadeiro do continente sul-americano, o ratão-do-banhado e a capivara.
A exposição, resultado dos registros do fotógrafo Felipe Dumont, pode ser apreciada na Galeria dos Municípios da Assembleia Legislativa de Porto Alegre desde a última segunda-feira. A iniciativa partiu da Esec do Taim e do grupo de trabalho formado para as comemorações, envolvendo as Prefeituras de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, Nema e Furg, contando ainda com o apoio do deputado estadual de Rio Grande Alexandre Lindenmeyer, responsável pelo agendamento do espaço, divulgação e convites. O aniversário da unidade será comemorado oficialmente no próximo dia 21.
Localizada entre a Lagoa Mirim e o Oceano Atlântico, com acesso pela BR-741, a área da Estação Ecológica, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), abrange parte dos municípios do Rio Grande e de Santa Vitória do Palmar. Dumont fotografou para os calendários "Taim - Uma Reserva de Vida" e os "Primeiros Rio-Grandinos". Participou do livro "Taim", publicado pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema) e é autor do livro "Taim: Uma Reserva de Vida", onde registrou, em 98 páginas, as belezas desta reserva natural de valor imensurável para a sociedade.
A mostra ficará à disposição do público até o próximo dia 15 e pode ser visitada durante o horário de expediente da Assembleia Legislativa, que é das 8h às 18h. No dia 4 de agosto, Alexandre Lindenmeyer utilizará o espaço de 25 minutos dedicado ao Grande Expediente da Assembleia Legislativa para homenagear a Estação Ecológica do Taim, que foi criada em 21 de julho de 1986.
Um dos principais motivos que levaram à sua criação é o fato de a área ser um dos locais que recebe várias espécies de aves migratórias vindas tanto do extremo sul do continente quanto do hemisfério norte, além de ser um dos maiores sistemas de banhados da região litorânea do Estado.
http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1670-estacao-ecol…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.