VOLTAR

Estação Ecológica do Pau-Brasil deve ficar sem carvoarias e plantações

OP9 - https://www.op9.com.br
Autor: Redacao OP9
26 de Nov de 2018

Estação Ecológica do Pau-Brasil deve ficar sem carvoarias e plantações
novembro 26, 2018 às 18:38

Por: Redação OP9

Sudema e estado da Paraíba têm 90 dias para atender determinação da Justiça no entorno e dentro da área de preservação

A Justiça determinou que a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e o estado da Paraíba promovam, no prazo de 90 dias, a reestruturação da Estação Ecológica do Pau-Brasil, localizada na zona rural do município de Mamanguape. O não cumprimento da determinação gera multa diária no valor de R$ 2 mil.

A decisão determina que a Sudema e o estado retirem imediatamente todas as carvoarias e plantações no entorno e dentro da Estação Ecológica, a delimitação de todo o espaço, a fim de evitar e impedir novas invasões nesse sentido, além de fiscalização ostensiva no local e punição dos agentes causadores dos danos ambientais. Também estabelece o lançamento de campanhas educativas nos moradores da região do Vale do Mamanguape que, muitas vezes, nem sabem que existe nas suas redondezas essa riqueza ambiental e elaboração do Plano de Manejo, nos moldes da Lei 9.985/2000 e Decreto Estadual 22.881/2002, no prazo de 90 dias.

A ação foi ajuizada pela promotora de Justiça Carmem Perazzo e decisão foi prolatada pela juíza da 1ª Vara Mista de Mamanguape, Andréa Costa Dantas Botto Targino. Segundo a promotora, a estação ecológica foi criada pelo Decreto Estadual no 22.881/2002 pela sua importância e abundância do pau-brasil, sendo uma unidade de conservação do tipo Proteção Integral. Ela abriga duas importantes espécies ameaçadas de extinção: o próprio pau-brasil e o macaco prego galego.

De acordo com o decreto que criou a unidade, a responsabilidade pela administração dela é a da Sudema. Porém, conforme a promotora, em inspeção realizada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado, foi constatado desmatamento acentuado, queimadas, carvoarias, plantio de culturas para revenda ou subsistência. Além disso, foi verificado que no local não existe a implantação, materialização e rastreamento, equipamentos, equipe, conselho gestor e muito menos plano de manejo, estando a Estação Ecológica do Pau-Brasil irregular e em estado de abandono.

https://www.op9.com.br/pb/noticias/estacao-ecologica-do-pau-brasil-deve…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.