VOLTAR

Estação chuvosa já começou na Amazônia, informa boletim do Sipam

A Crítica - http://acritica.uol.com.br/
06 de Out de 2011

O boletim climático da Amazônia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) divulgado nesta quinta-feira (06) informa que a estação chuvosa já começou em grande parte da região amazônica.

De acordo com o boletim, o sul da Amazônia em outubro, novembro e dezembro terá chuvas mais intensas e cada vez mais frequentes.

"Os mínimos de precipitação (abaixo de 100 mm) concentram-se a partir de agora no nordeste e norte da Região, com precipitação inferior aos 50 mm mensais no extremo norte do Maranhão e abaixo de 100 mm na costa do Pará, estado do Amapá e norte de Roraima", diz trecho do boletim.

Segundo a meteorologista do Sipam, Ana Cleide Bezerra, a partir de agora Manaus deverá apresentar chuvas mais intensas.

"Por ser o primeiro mês da estação chuvosa, outubro deverá apresentar dias amanhecendo com poucas nuvens e temperaturas elevadas e chuvas isoladas no período da tarde, seguidos de dias com chuvas fortes acompanhadas de trovoadas deixando o tempo nublado e temperaturas agradáveis. Ppode ser considerado um mês de transição, onde adquire características da estação seca e da estação chuvosa", informou a meteorologista do Sipam Ana Cleide Bezerra.

Conforme o boletim, apesar das chuvas ocorrerem com mais freqüência, ainda haverá temperaturas acima da média no estado do Amazonas, assim como no estado de Roraima e áreas como sul e leste do Pará, leste e no nordeste do Mato Grosso.

Em Manaus, os valores médios de temperatura máxima ficam entre 31 e 33"C e a temperatura mínima entre 22 e 24"C.

"Em Roraima a previsão é de normalidade em relação às chuvas, ou seja, o estado, a partir de agora, apresenta chuvas abaixo de 100 mm, nos meses de outubro e novembro, em dezembro as chuvas apresentam-se abaixo de 50 mm, dando início à estação seca em Roraima", finalizou a meteorologista.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Estacao-Am…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.