VOLTAR

Está no ar o blog do Ano Internacional da Biodiversidade

MMA - http://www.mma.gov.br
04 de Ago de 2010

O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade (AIB), cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da biodiversidade para a qualidade de vida no planeta, bem como promover e dinamizar as iniciativas que visam reduzir a perda da diversidade biológica global.

Para ajudar neste processo, acaba de entrar no ar o Blog do Ano Internacional da Biodiversidade, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, com notícias e informações sobre o AIB, além de informações para melhor compreensão da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), da ONU.

A CDB é o mais importante acordo internacional sobre o tema e seus pilares são a conservação da biodiversidade, sua utilização sustentável e a repartição justa e eqüitativa dos benefícios derivados do uso dos recursos genéticos. O Brasil foi o primeiro país a assinar a CDB durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) em 1992, no Rio de Janeiro.

De 18 a 29 de outubro desde ano acontece a 10ª edição da Conferência das Partes, em Nagoya, no Japão. Durante a COP, que ocorre de dois em dois anos, são tomadas decisões que detalham a CDB e que podem estabelecer protocolos, programas de trabalho ou ainda metas específicas. A COP é a instância suprema de decisão da CDB, com a participação de delegações oficiais, observadores de países não-parte, representantes dos principais organismos internacionais, organizações acadêmicas, não-governamentais e empresariais, lideranças indígenas, imprensa e outros observadores.

Site do Blog - http://blog.mma.gov.br/biodiversidade2010/

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&codigo=6032

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.