VOLTAR

Esquerda ecológica ganha força na Câmara e convoca organizações ambientalistas

Viaecológica-Brasília-DF
23 de Mai de 2003

As ameaças que pairam sobre a Amazônia, como a tentativa de mudança do Código Florestal e as grandes obras do governo, estão mexendo com os parlamentares da nova esquerda ecológica eleitos pela região. Hoje (23), a Agência Câmara anunciou que Comissão da Amazônia e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados aprovou na requerimento da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) para realizar audiência pública com organizações não governamentais que atuam na Região Amazônica destinada a discutir políticas públicas contendo ações que beneficiem os povos da floresta.

As entidades, de acordo com a deputada, representam núcleos pensantes que pesquisam, elaboram e têm informações sobre modelos de desenvolvimento que possam atender a esses povos. Entre os convidados, estão o Grupo de Trabalho da Amazônia (GTA/AM); o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS/AC); a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab/AB/AM); o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente; o Grupo de Pesquisa Extrativista e Agroflorestal do Acre (Pesacre); a União das Nações Indígenas do Acre do Sul do Amazonas; a Comissão Pró-Índio (CPI/AC); o Instituto Homem e Meio Ambiente na Amazônia (Imazon/PA); a Fundação Vitória Régia - AM; e a Cooperativa Comaru/ AP.

A Comissão da Amazônia e Desenvolvimento Regional aprovou na também requerimento do deputado Henrique Afonso (PT-AC) para a realização de audiência pública com o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação e os reitores das universidades federais de Rondônia, Roraima, Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rural da Amazônia. Eles serão convidados para debater as propostas das instituições em pesquisa e extensão para o desenvolvimento na região Norte. A audiência pública deverá ser realizada em conjunto com a Comissão de Educação, Cultura e Desporto.

Também será discutida a interiorização do ensino superior, o apoio do Ministério da Educação às propostas das universidades federais da região e a educação à distância, com a presença do secretário nacional de Educação à Distância. A deputada Pe´péwtua Almeida está colhendo assinaturas para a formação da Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia Sustentável, para fazer frente aos ruralistas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.