VOLTAR

Esquema de garimpos em terras indígenas é desarticulado em Roraima

Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com.br/
Autor: Emmily Melo
13 de Jul de 2012

Segundo Polícia Federal, empresários de joalherias de Boa Vista eram alguns dos principais financiadores do garimpo ilegal.

BOA VISTA - A reserva indígena Yanomami, em Roraima, voltou a ser alvo de garimpo ilegal. Com o intuito de atingir os financiadores do garimpo em terras protegidas do estado, a Operação Xawara, liderada pela Polícia Federal em parceria com o Ministério Público Federal de Roraima, prendeu nesta sexta-feira (13), 25 pessoas acusadas de participação em garimpos ilegais e cinco aeronaves que transportavam garimpeiros para a terra indígena.

Conforme o coordenador da ação, Ricardo Duarte, a Operação Xawara teve início em outubro de 2011, como forma de encerrar o 'ciclo vicioso' do cometimento de crimes na comunidade indígena Yanomami e em Boa Vista. "A Polícia Federal vinha observando que as operações ostensivas contra o garimpo ilegal, principalmente em terras indígenas Yanomami, não estavam surtindo efeito necessário, de forma que o crime voltava a ocorrer. Esta operação teve como foco atingir o motor econômico do garimpo, a cadeia produtiva, que são os financiadores e aviões utilizados para invadir a terra indígena", comentou.

Para o procurador da República Rodrigo Timóteo da Costa e Silva, ao longo dos 20 anos de homologação da terra Yanomami, a reserva tem sido alvo de garimpo ilegal e até mesmo de massacre contra os indígenas por conta dessa prática garimpeira. "Esta operação é para cessar definitivamente a prática do garimpo que acontece por meio dos financiadores do ouro", afirmou.

Com a Operação, foram expedidos 44 mandados de busca e apreensão para moradias e lojas instaladas na capital roraimense, 33 mandados de prisão temporária para empresários de joalherias, pilotos, proprietários de balsas e contrabandistas de gasolina - e a apreensão de 11 aeronaves. Segundo o coordenador da ação, a Operação continua até todas as apreensões serem cumpridas.

Segundo Duarte, esta Operação, que recebeu o nome de Xawara, termo indígena, por conta da epidemia de doenças que a fumaça da queima do mercúrio utilizado por garimpeiros causa nas aldeias.

http://www.portalamazonia.com.br/editoria/atualidades/operacao-prende-2…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.