VOLTAR

Especialistas reúnem-se na Embrapa para discutir uma radiografia da agricultura e do uso da terra

Embrapa - www.cnpm.embrapa.br
Autor: Graziella Galinari
07 de Jul de 2010

A Embrapa Monitoramento por Satélite e a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) promoveram, no dia 1, um workshop sobre modelagem do uso da terra e rearranjos produtivos potenciais no Brasil. O evento reuniu representantes da Embrapa e de outras instituições de pesquisa do País e deu ênfase a temas ligados ao uso da terra, emissões de gases de efeito estufa, agricultura de baixo carbono e cenários futuros.

Sob coordenação do assessor da SAE/PR, Arnaldo Carneiro Filho, e do Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, o objetivo do evento foi estabelecer um grupo de trabalho para reduzir as incertezas em relação à expressão espacial da agricultura no Brasil. Os coordenadores abriram o evento salientando a necessidade de uma radiografia atual sobre a agricultura brasileira e cenários futuros, influenciados pela dinâmica dos mercados e das políticas públicas.

O professor do Centro de Sensoriamento Remoto do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Britaldo Soares Filho, iniciou o evento apresentando estudos sobre modelagem da agricultura de baixo carbono. Em seguida, o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, Luís Barioni, abordou o papel da pecuária, as tecnologias do setor e seu potencial para redução de emissões de gases de efeito estufa. Da Embrapa Monitoramento por Satélite, o pesquisador Daniel de Castro Victoria falou sobre a delimitação de áreas de preservação em escala nacional.

Outro palestrante no evento, o professor da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), Gerd Sparovek, apresentou o projeto Agricultural Land Use and Expansion Model (AgLUE), elaborado com o objetivo de compreender e prever mudanças de uso da terra decorrentes da dinâmica da agropecuária. Fechando a programação, Giampaolo Queiroz Pellegrino, da Embrapa Informática Agropecuária, falou sobre ações voluntárias para redução de emissões pela agricultura e as metas propostas pelo Brasil.

O evento foi encerrado com uma mesa redonda e a discussão, em âmbito institucional, para formação do grupo de trabalho. Duas novas reuniões, envolvendo representantes do setor produtivo, estão programadas para o segundo semestre de 2010. Para a condução das atividades, a Embrapa Monitoramento por Satélite e a SAE/PR assinarão um acordo de cooperação técnica.

http://www.cnpm.embrapa.br/saladeimprensa/index.php?option=com_content&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.