VOLTAR

Especialistas em manejo de fauna silvestre são recebidos no Naturatins

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/
Autor: Cleide Veloso
16 de Abr de 2016

Nesta terça-feira, 19, técnicos da área de biodiversidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) reuniu representantes de órgãos envolvidos nas questões ambientais estaduais e municipais para receber a visita de especialistas em manejo de fauna silvestre, do sudeste do país. Durante o encontro foi realizada uma abordagem inicial de ações do manejo de fauna silvestre, com foco no monitoramento e controle populacional de capivaras e javalis no Tocantins. No período da tarde os assuntos discutidos serão aprofundados durante a capacitação oferecida pela Fundação Municipal de Meio Ambiente.

Para técnica da Supervisão de Fauna do Naturatins, Grasiela Alves Pacheco, a visita foi uma oportunidade de tratar de assuntos que fogem do foco específico da capacitação. "A nossa fauna silvestre é rica, então além de termos uma abordagem inicial sobre as espécies que serão tratadas durante o curso, tivemos oportunidade de explorar vários assuntos entorno do tema, de uma forma mais ampla", comentou a técnica.

O convidado para ministrar o curso sobre Manejo de Capivaras, cientista animal, Gonzalo Barquero, tem dupla nacionalidade, americana e costarriquenha, com especializações internacionais e no Brasil. Ele atua há mais de 10 anos na área de manejo da fauna em parques de diferentes municípios do Estado de São Paulo. Barquero, falou sobre o foco do curso. "Vamos falar sobre as questões do manejo da espécie capivara, que requer cuidados específicos para cada área, mas nesse primeiro momento iremos dar foco ao passo inicial que é o monitoramento de cada local onde há a presença do animal, para se pensar no controle populacional e manejo necessário", destacou o cientista.

Já o especialista e engenheiro agrônomo de Belo Horizonte (MG), Rafael Salerno, que acompanha Barquero nesta capacitação, traz conhecimentos específicos sobre o javali. "Existem levantamentos que constataram a presença de alguns exemplares da espécie javali no território tocantinense e por ser um animal que não faz parte da fauna natural do Estado, o cuidado no manejo merece atenção", relatou o engenheiro.

Capacitação

O curso oferecido pela Fundação Municipal do Meio Ambiente vai abordar os temas controle populacional de capivaras e javalis no Tocantins. Com a participação de representantes da Fundação Municipal de Meio Ambiente, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Guarda Metropolitana Ambiental, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agencia de Defesa Agropecuária (Adapec) e produtores.

http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/4/19/especialistas-em-manejo-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.