VOLTAR

Especialista confirma desmatamento

O Globo, O País, p. 8
28 de Mai de 2008

Especialista confirma desmatamento

Roberta Jansen

Um dos maiores especialistas do mundo em Amazônia, o cientista do Inpe Carlos Nobre sustenta que o desmatamento está aumentando de forma significativa. Segundo Nobre, integrante do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, os dados fornecidos pelo sistema Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) são confiáveis e apontam uma tendência expressiva de crescimento.
O número total para os últimos 12 meses ainda não foi divulgado, mas ele pode ser o dobro do registrado no ano anterior.
- Querer dizer que o desmatamento não está aumentando é brigar demais com todas as evidências, e não me refiro apenas às dos satélites - afirmou o pesquisador. - Em ciência, temos que ficar com a melhor hipótese, e a melhor hipótese hoje é que está aumentando (o desmatamento). Todos os elementos estão indicando isso: os satélites, as pesquisas de campo, e também os números do crescimento da economia, do aumento dos preços das commodities.
Os números consolidados do Deter referentes aos últimos 12 meses serão divulgados nos próximos dias.
- Usar o Deter como um indicador de tendência é seguro.
Por isso, podemos dizer que o desmatamento está em alta.
O projeto Prodes de monitoramente via satélite do desmatamento da Amazônia usa imagens de alta resolução geradas por satélite. A cada ano, no segundo semestre, é divulgado um relatório completo. O Deter é voltado para funcionar como uma ferramenta imediata para os órgãos de fiscalização.

O Globo, 28/05/2008, O País, p. 8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.