VOLTAR

Esforço concentrado tenta conter fogo na reserva indígena

Ascom Rondonópolis - http://www.rondonopolis.mt.gov.br/
Autor: Coracy Lima
16 de Set de 2010

A equipe de brigadistas e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Rondonópolis concentra esforços, junto com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, para conter o fogo que atingiu a reserva indígena da Aldeia Tadarimana. A ação conjunta conta com avião de combate a incêndio com capacidade para três mil litros de água, cedido pela Defesa Civil do Estado.

O secretário Lindomar Alves disse que a comunidade indígena também está colaborando com a ação que começou na sexta-feira, 10 de setembro, logo que o incêndio surgiu na Fazenda Velha. O cacique Cícero Kudoroke coordena os trabalhos do Povo Bororo desde que as chamas atingiram a reserva. A Coder ofereceu um caminhão pipa com dois funcionários e uma máquina pá-carregadeira para ser utilizada no combate do fogo, com aceiros e o alargamento da estrada antiga.

Lindomar Alves informou que bombeiros e brigadistas permanecem trabalhando junto com os índios, no combate ao fogo, ao longo da noite. As ações envolvendo todo o grupo e o avião de combate ao fogo vão ser retomadas a partir das 6 horas desta terça-feira (14).

Outras queimadas com menor gravidade estão acontecendo no município. Lindomar Alves citou o caso do incêndio que surgiu por volta das 11h30 do domingo, aos fundos da empresa Nortox, no Distrito Industrial Vetorasso. O fogo atingiu a floresta de eucalipto da empresa ADM . As labaredas altas atravessaram a rodovia BR-163 e atingiram áreas do outro lado da pista, entre as sedes da Cervejaria Crystal e do Frigorífico Alibem. O 18 GAC teve que agir rápido para evitar que o fogo atingisse áreas do Exército Brasileiro.

O caminhão da Coder permanece na cabeceira da pista do Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco e é reabastecido com a ajuda da empresa ADM. A empresa cedeu também um veículo com carroceria para transportar bombeiros e brigadistas para a reserva indígena.

http://www.rondonopolis.mt.gov.br/view_conteudo.php?id=4361

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.