VOLTAR

Esec de Taiamã participa das comemorações do Dia do Rio Paraguai e do início da piracema

ICMBio - www.icmbio.gov.br
18 de Nov de 2009

A Estação Ecológica (Esec) de Taiamã participou de uma série atividades para comemorar o início da piracema e o Dia do Rio Paraguai, em Cárceres, no Mato Grosso. As atividades foram realizadas entre os dias 7 a 14 de novembro e começaram com o 21 Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai.

Realizado há mais 20 anos, o mutirão serviu para retirar o lixo deixado por pescadores, turistas e população em geral nas margens das baias e do Rio Paraguai. Mesmo admitindo que um mutirão de limpeza por ano não é a melhor forma para conservar o rio, e principalmente para preservar a unidade, os analistas ambientais da Esec Taiamã disseram que a experiência é importante para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de agir perante as ameaças ao equilíbrio ambiental.

Segundo os analistas, o próximo passo será o fortalecimento da educação ambiental, por meio da Sala Verde, no entorno da Esec.

Ainda dentro das comemorações do início da piracema, foi promovida a II Expedição do Rio Paraguai. Foram percorridos aproximadamente 140 km, da região urbana de Cáceres até a Fazenda Santo Antônio das Lendas.

Durante a expedição, foram avaliadas as condições do Rio Paraguai e o ambiente na sua margem. A Esec colaborou com o geoposicionamento (por meio do GPS) e avaliação dos bancos de areias formados ao longo do trecho percorrido.

Além desta avaliação, os outros grupos georrefenciaram, avaliaram e filmaram o fechamento de bocas de baia, Áreas de Proteção Permanente (APP) devastadas, acampamento em áreas protegidas, árvores caídas no leito e nas margens do rio, animais mortos, desbarrancamentos de margens, tanto com ou sem APP, entre outros.

As avaliações de cada uma das instituições participantes serão reunidas e discutidas em reunião conjunta, quando será feito um documento para estudo comparativo da situação do Rio Paraguai hoje com a da primeira expedição, realizada em 2007.

Além da Esec Taimã, participaram das atividades a Companhia da Policia Militar Ambiental de Cáceres, Associação Ambientalistica, Turistica e Empresarial (Asatec), a Marinha do Brasil, Universidade do Estado do Mato Grosso, ONG Fase, Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Mato Grosso, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Cárceres, entre outros.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.