VOLTAR

Escolas indígenas receberão do MEC material didático específico

Radiobrás-Brasília-DF
Autor: Valtemir Rodrigues
29 de Out de 2005

Cerca de 147 mil estudantes de mais de 2 mil escolas indígenas terão acesso a materiais didáticos específicos para a sua educação: eles vão receber CDs, DVDs, vídeos, mapas, livros e jogos. O Ministério da Educação divulgou os 44 projetos que receberão financiamento do governo para produzir esses materiais.

De acordo com o coordenador de Educação Escolar Indígena do MEC, Kleber Gesteira, o objetivo é elaborar materiais didáticos específicos e usar músicas, histórias e rituais da cultura indígena. "Isso vai ajudar na auto-estima dessa população e no trabalho do professor", disse.

Gesteira lembrou que "o beneficio é inestimável, porque essa é uma comunidade escolar que tem registrado seus próprios conhecimentos num espaço nobre, muito qualificado, como livros, CDs e vídeos".

Os projetos aprovados são de organizações indígenas, secretarias estaduais de Educação, organizações não-governamentais de apoio aos povos indígenas e grupos de pesquisadores e
especialistas de várias universidades.

O investimento do governo é de R$ 668 mil e a previsão é de que o material esteja pronto até março de 2006.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.