VOLTAR

Escolas indígenas recebem equipamentos e kits escolares

Agência Pará - http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=42569
07 de Abr de 2009

Centenas de índios da etnia Gavião, que residem a 25 quilômetros da sede municipal de Marabá, na região de Carajás, sul do Pará, receberam da secretária de Estado de Educação, Iracy Gallo, na sexta-feira (3), equipamentos para a escola da aldeia, além de kits escolares para cerca de 400 índios, moradores das aldeias Kyikatejê e Parakatejê.

Pela primeira vez numa aldeia indígena, a secretária falou sobre a política de educação que vem sendo construída pelo governo, a partir do diálogo com as lideranças dos diversos povos. "Por decisão da governadora Ana Júlia Carepa estamos trabalhando no sentido de resgatar o direito que lhes foi negado por muitos séculos", frisou ela, acrescentando que os equipamentos (computadores, aparelho de DVD, microssystem, fogão e data show) são destinados à melhoria da qualidade do ensino, para que os indígenas ganhem autonomia e continuem lutando por seus direitos.

Em seguida, a secretária entregou às lideranças o projeto da escola que será construída ainda este ano, dentre as 17 previstas para várias aldeias. "O processo encontra-se em fase de licitação, com início das obras para o mês de maio", informou Iracy Gallo.

Para a coordenadora de Educação Indígena da Seduc, Puyr Tembé, todos os benefícios são conquistas do povo indígena. "Tivemos que esperar por muito tempo; isso tudo eu considero como avanço. Ter um indígena na coordenação da Seduc também é uma conquista de todos os povos. E este ano vivemos um momento histórico com a implantação do ensino médio em várias aldeias", ressaltou.

Também presente à solenidade, o coordenador da Funai, Carlos Loureiro, enfatizou a importância da presença da secretária de Educação em uma aldeia e parabenizou o governo do Estado pelo reconhecimento do direito dos povos indígenas.

"Índio não quer só dinheiro; índio quer incentivo", afirmou o presidente da Associação Indígena Apito, Zeca Gavião. Ele lamentou que, nos governos anteriores, os projetos tenham sido engavetados, opinião compartilhada pela representante indígena Roseane. "Nossas conquistas só começaram a partir de 2008, com o reconhecimento pelo governo dos nossos direitos", constatou.

A entrega simbólica dos equipamentos e kits escolares ocorreu na escola estadual Kyikatejê, para alunos da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio.

A secretária também visitou a aldeia Parakatejê, onde entregou equipamentos e kits escolares aos alunos e conversou com as lideranças. "É muito gratificante ver que estamos avançando, ao ver uma secretária saindo de seu gabinete pra ver de perto a nossa realidade", destacou a liderança Kiné.

Texto: Ascom/Seduc

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.