VOLTAR

Escolas indígenas recebem barcos com motores de popa

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=71628
06 de Out de 2009

Escolas indígenas dos municípios de Alto Alegre, Amajarí, Caroebe, Iracema e Uiramutã, foram contempladas com oito barcos de alumínio de sete metros, que veio com motores de popa 15HP. A entrega foi realizada na manhã de ontem, segunda-feira (5), pelo governador Anchieta Júnior.

"Os barcos vão facilitar a vida das comunidades, não só para o transporte de alunos e dos mantimentos, mas também para transportar pessoas doentes naquelas áreas de difícil aceso onde o barco é o único meio de transporte?, disse Anchieta e ainda adiantou que já está comprando mais dez barcos com a finalidade de facilitar e melhor qualidade de vida ?dessas pessoas que tanto precisam desse meio de transporte", disse.

Os barcos vão atender mais de 300 alunos das escolas Indígenas Presidente Kennedy, da comunidade do Cajú, Anastácio dos Santos, comunidade Urinduk e Dom Lourenço Zooler, da Pedra Preta todas no município de Uiramutã e ainda das escolas: WaiWAI, comunidade de Jatapuzinho (Caroebe), Hadyanay( Iracema), Kayumbi e Sicanapi(Alto Alegre) e Escola Estadual Indíge Helepe na comunidade Awaris (Amajarí).

O tuxaua da comunidade do Urinduk, Antonio Moreira de Sousa, disse que é muito importante o barco para os alunos e parabeniza o governador pelo apoio, pelo benefício. "É importante especialmente para as crianças que vivem às margens de rios que tinham que caminhar mais de uma hora para ir à escola por causa do difícil acesso".

Presente ao evento, o tuxaua Resende, da comunidade de Awaris no município de Amajarí, disse que estava muito feliz e agradeceu ao governador em nome de sua comunidade. Ele lembrou que sua comunidade está à uma hora, outra a meia hora de caminhada da escola, "agora vai melhorar".

Já o secretário da Secretaria Estadual do índio (SEI) Jonas Marcolino disse que os barcos vão encurtar as distâncias e socorrer muita gente, "porque realmente é uma necessidade primária, governador, e o Estado certamente está cumprindo seu papel promovendo o bem-estar dessas comunidades tão distantes que tanto necessitam para dar mais dignidade ao seu povo".

Dirceu Medeiros, secretário de educação, destacou o reconhecimento do governo aos povos indígenas. "A maioria dos brasileiros não conhece esse tipo de transporte escolar, principalmente eu que sou nordestino, mas quando a gente chega à região Norte, vemos a importância que tem para as comunidades indígenas ribeirinhas". Garantiu que outras ações iguais a esta serão realizadas e que estão fazendo exatamente o que as comunidades indígenas estão reivindicando, porque eles sabem quais são suas necessidades.

Para a chefa da Divisão de Educação Indígena, Natalina da silva Messias, falou que há mais de cinco anos estão reivindicando esse transporte. "Hoje estão sendo recebendo das mãos do governador os barcos. Nós agradecemos muito esse apoio?, disse Natalina ao revelar que é um fato histórico as comunidades indígenas ganharem barco como transporte escolar.

A secretária de Articulação Municipal, Eugênia Glaucy disse que o momento é de promoção da cidadania e do reconhecimento da necessidade de levar educação ao cidadão roraimense independente da sua condição ou etnia. Disse ao acrescentar que o governo não tem limites para levar o saber às comunidades que aqui vivem.

O deputado federal Mácio Junqueira falou da importância dos barcos para os índios. "As comunidades indígenas e a população roraimense saberão reconhecer, porque o governador Anchieta tem compromisso com Roraima como um todo com os índios e os não-índios".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.