VOLTAR

Escolas indígenas não foram recenseadas

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
29 de Jul de 2010

As escolas públicas localizadas nas áreas indígenas do estado não tiveram o recenseamento concluído. A declaração é da coordenadora do Censo Escolar da Educação Básica 2010, Selma Mariot. O prazo final para o recenseamento é neste sábado, dia 31 de julho.

A declaração da coordenadora do Censo Escolar 2010 contraria a informação da assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto (SECD), publicada em matéria veiculada na edição dessa terça-feira, 27, na Folha, dando conta que o Censo Escolar 2010 nas escolas indígenas estava concluído e que para isso, teriam sido usados inclusive carros tracionados, barcos e aviões para se chegar às localidades mais distantes e de difícil acesso.

Selma Mariot informou, por telefone, à Folha que apenas as escolas indígenas de grande porte, ou seja, com média de 100 a 150 alunos, foram recenseadas até o momento, pelo Departamento de Estatística da secretaria, e que o censo das demais, segundo determinação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estaria a cargo da Divisão de Educação Escolar Indígena, órgão também da secretaria.

Um membro da Divisão de Educação Escolar Indígena, que prefere não se identificar por medo de represália, confirmou que o Censo Escolar 2010 nas escolas indígenas de pequeno porte não foi realizado e não deve ser concluído em tempo hábil. Ele diz que são 238 escolas indígenas no estado e mais uma vez, estas unidades de ensino poderiam ser prejudicadas por "falta de compromisso da Secretaria Estadual de Educação".

Ele afirma que de fato a responsabilidade foi repassada para a Divisão, mas que a Secretaria de Educação não deu condições - transporte, combustível, diárias para alimentação, entre outros - para que os servidores realizassem o recenseamento.

"Sabemos que para a realização do Censo Escolar são destinados recursos e não são poucos, mas infelizmente eles não foram destinados para esse fim pela Secd. Nosso questionamento é para onde foi todo o dinheiro destinado pelo governo federal para a realização do Censo Escolar 2010 e o que acontecerá com as várias escolas indígenas que não foram recenseadas?", questiona o servidor.

Ele afirma ainda que mesmo sem condições, a Divisão de Educação Escolar Indígena sairá a campo e nesses três dias tentará buscar dados das escolas indígenas do estado. "As informações da Secretaria Estadual de Educação são tão absurdas, que nunca tivemos qualquer carro tracionado, barco ou avião à disposição da Divisão para visitar as escolas indígenas e realizar o Censo Escolar 2010. Isso é uma mentira", afirma o servidor.

Por conta de inconsistência nos dados do censo de anos anteriores, escolas indígenas na reserva Yanomami deixaram de receber recursos para merenda escolar e material e correm o risco de ser fechadas. O caso é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF). (N.S.)

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=91494

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.